sexta-feira, 15 de junho de 2012

VIAGEM DE MOTO PELA EUROPA - DIA 5

5º DIA


Lucerna (Suiça) ----> Alassio (Itália)




Pusémo-nos em cima das motos eram cerca de 7:30, hora suiça depois dum pequeno almoço tomado numa bonita pastelaria perto do hotel ...
Uma confusão com o raio do pagamento que nem vos conto ... ou melhor, vou-vos contar.



Não tínhamos feito qualquer levantamento em francos Suiços pois utilizávamos o cartão de crédito e no "snack-bar da Lurdes" não nos tinham levantado problemas em receber euros... pensámos que seria assim em todo o lado.

Quando fui para pagar a conta eram 12 CHF e qualquer coisa mas não aceitaram o kredit karte por o valor ser inferior a 25 CHF ...
Propus o pagamento em € que aceitaram, mas a calculadora para fazer o câmbio, teimosamente, não acertava nenhuma das contas que a senhora tentava realizar ...

Paguei com uma nota de 20 € mas deram-me o troco em CHF ...
Disse que não queria o troco em CHF pois ia para Itália e ... blá blá blá ...
Respondeu a empregada da pastelaria que tinha que ser assim porque ...

- o meu alemão já se começava a revelar insuficiente para tanta confusão mas, mesmo assim, ainda tentei mais uma negociação -

Pedi-lhe a nota de 20 e propus pagar-lhe com uma nota de 10 mais umas moedas que tinha no bolso e que, teoricamente, seriam equivalentes aos cerca de 12 CHF e qualquer coisa ....
Que não podia ser assim ... que não podia ter € em moedas, só em notas, ... porque o banco (sempre os esquisitos dos bancos a causar problemas ...) patati patatá ...

Já não conseguia exprimir o desconforto em alemão e saiu-me um "ó Silva, já viste que confusão de m€rd@ aqui está?  fónix "...

Então não é que aparece, lá da cozinha, o Rui Fernandes, conterrâneo de Guimarães e que conseguiu um "armistício" !!!! ... ufa !!!!
Explicou á senhora qualquer coisa em alemão que não percebi ... depois explicou-me em português qualquer coisa que nem eu nem ela percebemos mas, finalmente, acabei por sair da pastelaria sem os 20,00 e com 5 CHF no bolso ...

Ainda hoje tenho a estranha sensação de que fui "comido"  mas ... adiante.

E vamos ao que interessa, que é a viagem.



Tinha combinado com o Silva que hoje seria um dia importante pois iríamos atravessar a fronteira para a Itália pelo Passo do Simplon.

Convém aqui esclarecer de uma vez por todas que não podia confiar no mapa do Silva porque era de "1900 e trócópasso" e também não confiava no GPS que me tinha sido actualizado pelo Zé "Ronaldinho" Campos que só Deus sabia por onde me tinha feito andar por terras da Bretanha ... portanto, a viagem foi um misto de 4 sistemas de navegação:
O mapa desactualizado, o GPS desconfiado, o Silva desconcertado e o meu instinto avariado.





Paisagens maravilhosas de verde ...

Saíamos de Lucerna em direcção a Andermatt, seguindo depois para Brig-Glis e, finalmente a Itália.... pensava eu ... e foi o que fizémos ... andámos cerca de 120 kms por bonitas estradas de montanha, verdes encostas, picos brancos de neve e lagos espelhados e tranquilos ... até que, por mero acaso, reparei numa placa com o nome de alguns dos "passos" mais conhecidos informando "fermé", "closed", "geschlossen" ...




Fizémos kms de estrada maravilhosa ..
estava deliciado com a estrada e as paisagens daquelas montanhas

- Eia cum catano ó Silva  ... já viste esta porra ? E agora? O único passo que está aberto, por causa da neve, é o de San Gothard.
Voltámos para Andermatt e, como qualquer desfavorecido mortal , tivémos mesmo que atravessar a fronteira em San Gothard ... pelo túnel ... raios !!!!


Não sem antes nos termos perdido  porque o raio do GPS entendeu recalcular e recalcular e recalcular ... e já tinha dado 3 voltas á rotunda quando uma carrinha cheia de portugueses parou atràs de mim e perguntou se precisávamos de ajuda ...

- Claro que não pessoal ... gosto deste piso que os suiços põem nas rotundas .. é um espectáculo dar estas curvas  ... se não fosse o trânsito dava para deitar o joelho ... daaassseeee......

Bem, lá me deram umas indicações e ficou prometido que, quando estivesse perto de casa, o GPS iria mergulhar num rio qualquer para aprender a fazer cálculos submarinos.

Bem... já chega de desgraças ... por agora pelo menos.


Ah ... mas ainda tinha a preocupação do que fazer aos 5 CHF que trazia no bolso ... parei numa pequena localidade e dirigi-me a uma padaria e disse o melhor que consegui no meu alemão: "Ich wünsche 5 CHF  brot bitte !!!"
Quando a menina me começa a pôr pão dentro dum saco percebi que, afinal, na Suiça, o pão é ainda barato ... e disse-lhe que, afinal, 3 CHF de pão seriam suficientes ... ainda ontem ao meu pequeno-almoço tinha torradas de pão suiço ... grhgrhgrhgrhgrh .... e ainda guardo no porta-moedas a "malvada" de 2 CHF.



Depois de atravessar o 3º maior túnel rodoviário do mundo, com mais de 16 kms de trajecto, "desembocámos" em Itália .. e agora?... que fazer?.

Parámos para tomar decisões pois o mapa de França do Silva tinha apenas um bocadinho da Itália, não tínhamos mapa da Itália e eu e o GPS estávamos de relações cortadas.

Decidimos, mesmo assim, arriscar no GPS e fiz-lhe o "input" SanRemo por estradas secundárias... calculou, calculou, calculou, ... fez a prova dos nove e ... voilá... rota traçada.

- Silva, vamos por aqui - disse eu eu tom determinado.

Como habitualmente, o Silva sempre com algo para dizer:

- Tu é que sabes João !!!

... como eu gosto de andar com pessoal assim, que não questiona ... ehehehehe

E recomeçámos a viagem, deixando a AE e indo por uma "nacional" logo que o GPS assim o indicou.
Apesar de estranhar a quase total ausência de trânsito e o meu instinto me dizer que estávamos a voltar atrás, dei o beneficio da dúvida ao GPS, esse meu confiável parceiro de viagem.

Só tive a certeza que estava de novo na Suiça quando comecei a ver castelos nas montanhas com bandeiras suiças !!!! fod@-se !!!!!!! .. mas que merda é esta ó Silva? ... já viste onde estamos? .. viste por acaso o que diziam aquelas placas ali atrás?.

- Ó João, não, não vi ... sabes, venho atrás de ti e não me procupo com isso !!!

Só não chorei porque estava calor e eu, transpirado, já tinha secado o depósito das lágrimas .... cum ganda catano !!!!

Bem ... nos próximos 100 kms não há nada para contar ... foi um despique entre mim e o motor da minha KLT a ver quem praguejava mais.

PS: hoje, com mais calma, reconheço que o GPS estava certo ... era mais perto chegar a Sanremo voltando por território Suiço do que pela Itália

Decidimos ir à procura da Auto-Estrada para Milão e, se não nos conseguíssemos orientar para encontrar o caminho de regresso, bastaria descer até Génova e vir pelo litoral até Vila real de Santo António e, aí, já estávamos a "jogar em casa" ....

Passada a cidade de Milão, com uma paragem numa área de serviço em que, em boa hora, pedi conselho a um prestável italiano sobre a AE a escolher, tendo ele informado para não ir por Torino, pois apesar duns kms mais perto,  a AE para Génova era mais larga, melhor piso, ... fizémos então a A7 em direcção a Génova e, já lá bem perto, tomaríamos a A-26 para Savona ...

Com bastante calor (mais de 30 º) percorremos os cerca de 170 kms de AE sem problemas ...
Mais uma paragem numa àrea de serviço, em CasteloNuovo, quase deserta àquela hora da tarde, em que estacionámos ao lado duma Hayabusa de matrícula finlandesa ..."olha, mais um maluco ó Silva" - referi eu apontando para a moto.
Entretanto chega o casal que nela se transportava e, já sabem como é o pessoal das motos, conversa, léria, .."donde é que vens, para onde vais, blá blá blá...".


O nosso amigo PENTTI KOISTINEN e a mulher TARJA vinham da Finlândia, em direcção a Génova, querendo depois ir visitar o sul de França, tal como nós.
Mais umas lérias, votos de "have a nice trip, enjoy your-selves ... maybe we'll see there ..." e cada um foi á sua vida.

Mais a sul, como previsto, saímos da A-7 para a A-26, já bem perto do mediterrâneo, tendo deixado a AE a cerca de 100 kms de Sanremo ...
Estrada junto ao mar apinhada de trânsito, rotundas, controlos de velocidade com inúmeras "patrulhas", passadeiras, ... ao jantar ainda via a toalha da mesa às riscas !!!! .. ah, e a faixa mais movimentada é a do meio, quer seja traço contínuo ou descontínuo ... anda mais trânsito por aí do que pelas faixas de circulação ... parecem ratos aqueles tipos das scooter's !!!! ... se estava a preparar-me para uma ultrapassagem na fila, num abrir e fechar de olhos passavam mais de 30 pela minha esquerda ...



E chegámos finalmente ao litoral italiano ...

Resolvemos não ir até Sanremo e ficar por ali ... na bonita localidade de Alassio, com praias elegantes e concorridas, com viva vida nocturna ...



Depois de 2 ou 3 tentativas de negociação de preço, acabámos por "assentar" no Hotel Badano, mesmo junto à praia e que deve ter sido, há 50 anos, um dos hotéis mais chiques daquela região.



Madeiras nobres, fachada bonita e bem inserida na rua pedonal em que se localizava, restaurante panorâmico ...




O que se avistava da janela do restaurante


Era um hotel relativamente pequeno com cerca de 20 quartos e de gestão familiar. O dono estava na recepção, a esposa tomava conta da sala de refeições e as filhas ajudavam a servir, ... gente simpática, "italianos veros" com quem conversámos bastante.



Rua do "nosso" hotel

Resolvemos jantar lá ao ver que, na ementa, havia para além das evidentes "pastas" um prato de peixe no forno com que nos deliciámos ... ao fim de 5 dias de viagem tinha, finalmente, uma refeição de humanos.


O peixinho no forno com batatas ...

Fiquei a saber que aquela zona é a preferida por Suiços e Alemães, quer pelo relativo baixo custo de vida face ao dos seus países, quer por serem as praias mais perto. E, de facto, muitos dos turistas que por ali se passeavam eram destas nacionalidades ... para além de "dois pés-rapados" portugueses !!!!






Na vila de Alassio, há um curioso muro, na praça principal, o Muretto di Alassio, que tem este aspecto ... está completamente "forrado" a peças cerâmicas com dedicatórias, pagamentos de promessas, desejos, votos, ... muito curioso

Depois duma prolongada volta a pé pela simpática e bonita localidade, junto à praia, às esplanadas, e a ver as mães italianas a passearem os seus bébés em extraordinários e lindíssimos carrinhos que com muito interesse admirámos pela perfeição da sua construção (peço desculpa mas não me lembro das marcas respectivas ...), fomos deitar-nos pois, pelo menos eu, estava cansado pela noite mal dormida no já famoso Lions Lodge de Lucerna ... em que contei toda a gente que subia da rangedoura escada de madeira com mais de dois séculos.



E estávamos com 3.587 kms de viagem nestes 5 dias.

Boa noite ... amanhã há mais sobre o 6º dia.



Todas as fotos do Picasa Aqui

O vídeo das compilações de vídeo Aqui

O vídeo de todas as fotos Aqui







10 comentários:

  1. Entre previstos e imprevistos a viagem está a ser uma delícia...

    ResponderEliminar
  2. Obg pelos comentários ... sou um "palhaço" feliz por vos fazer sorrir.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Boa noite enganei-me e escrevi no dia 4 , mas serve para o dia 5 hahahaha
    Boa noite

    ResponderEliminar
  4. Espectáculo João Rui!!
    Gosto imenso da forma divertida como conta a sua viagem.
    Já tinha lido outros "relatos" seus, mas este é um "must read"!!
    Foi mesmo sorte ter apanhado os festejos do dia D??
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. continuaçao de boa viagem grande abraço

    ResponderEliminar
  6. Hello from Finland!
    We have found your blog!!!
    Congratulations, Your have made nice tours!

    With Best greetings Pentti & Tarja (we met in Italy and Monte Carlo :))

    ResponderEliminar
  7. Hi Pentti and Tarja.
    I'm very happy for receiving your news and find my blog.
    Please send me a e-mail of you visit Portugal ... I'll be glad for meet you again.
    João

    ResponderEliminar