segunda-feira, 18 de junho de 2012

VIAGEM DE MOTO PELA EUROPA - DIA 7

DIA 7

Saint Tropez ----> Montpellier

Acordei eram já cerca das 9:00 ... o quarto estava já parado e a cabeça estava  boa mas tinha um gosto esquisito na boca ... pensei que lavando e esfregando com pasta dentifrica ficaria com ela mais fresca e um hálito que permitisse socializar ...
Só passou com o pequeno-almoço "à tromba estendida" com que a Annie nos surpreendeu logo de manhã.


O Manuel, irmão do Silva, fez questão de nos ir mostrar Muy, vila perto da sua residência e a casa em construção de seu filho, numa propriedade com muuuitos metros quadrados e com um bosque frondosíssimo.

Como não estávamos pressionados  com horários pois, recordo, a nossa próxima paragem seria em Saint Tropez para visitar os familiares do Silva,  eram já cerca de 11 horas quando nos despedimos e " metemos pés ao caminho" ... ou melhor, pneus ao caminho, para fazer os quase 90 kms que ainda nos separavam.

E, uma vez mais por estradas secundárias, fomos aproximando-nos de novo do litoral.


Estradas com bom piso, pouco frequentadas e com belíssimas paisagens. À medida que nos íamos aproximando do mar, o verde das encostas era salpicado pelo "rosa" das villas aí implantadas.


Deixámos a estrada interior com algum relevo geológico, que é outra forma de dizer que tinha uns montes e vales com muitas curvas que deram um gozo do caraças fazer, para regressar ao litoral e passámos na "praia do Silva", Les Issambres.
Disse-me ele que, quando trabalhou em França era para aqui que vinha apanhar sol e dar umas braçadas e ver a ultima moda de fatos-de-banho ... ah pois, quem não o conhecer que o compre !!!!!


Também por aqui se vêm reminiscências da época da II Grande Guerra.
Nesta localidade (já não me lembro do nome ... não tomei as gotas de manhã e ...) mais um monumento a lembrá-lo.



Eu faço cada maluqueira ... ainda deviam ser "restos" dos abusos do anterior serão ...



Estávamos já bem perto de Saint Tropez.
Confesso que tinha expectativas muito elevadas em relação a esta localidade ... apesar de não terem sido defraudadas não fiquei muito extasiado.

Trata-se duma pequena vila com uma marina, uma parte velha (A Cidadela) com ruínas de uma fortificação medieval muito comum naquela zona, uma "baixa" muito frequentada por turistas e residentes que conferem ao espaço algum glamour, ... mas nada de especial, pelo menos para mim que estava à espera de me cruzar, em cada esquina e até dar mesmo um valente encontrão ou uma "carga-de-ombros" numa conhecida figura do cinema, da TV, ... nem o Zé Cabra por lá vi !!!!


Há um barco que faz um percurso pela costa para ver as casas das celebridades mas eu sempre pensei que as madames fossem ali de manhã à padaria, ao mercado, ... que parassem num cafézinho, ... nada !!!!
Por isso, decidi ir dar uma "vista-de-olhos" aos barcos ... quem me conhece sabe que sou um apaixonado por barcos,... lembro-me, mesmo em bébé, que já tinha um pequeno barco com que brincava enquanto tomava banho ... infelizmente, nunca mais fui proprietário de nenhum ... mas gosto, ai gosto gosto ...




Estão a ver este modelo de barco ? ... com almofadas e tudo ....

Bem ... no próximo fim-de-semana há festa da catequese e aproveito faço uma "limpeza" á minha alma bem suja ... ehehhehe




Para terem uma ideia do que é Saint Tropez ... ficaram a perceber?

Deixámos as motos no cais e démos uma voltinha a pé pela "baixa".
Em visita ao pequeno mercado, quis conferir os preços ...


E não tinha aspecto nenhum de jeito ... bah !!!





Ao alcance de qualquer bolsa ... desde que se seja rico.. eheheheh


Fomos à pastelaria onde o Sr. Rui Pereira, cunhado do Silva ainda faz uns biscates (está reformado desdo o ano passado) para combinar o almocinho.
O Sr. Rui Pereira, é o "chef patissier et chef glassier" da mundialmente conhecida pastelaria Senequier.
"ò João - dizia-me o Silva- quando trouxe o meu cunhado para trabalhar comigo há 40 anos nem massa de cimento sabia fazer ... agora faz pastéis e gelados ... vê lá como são as coisas" ....
Pois é verdade, o Sr. Rui Pereira, apesar de reformado, continua a supervisionar o funcionamento da pastelaria ... disse-me que começou ali a lavar tabuleiros ... ao fim de alguns anos era ajudante de pasteleiro ... e assim por diante.

Almoço agendada para as 13:00 o que deu tempo para uma breve visita a outros dois cunhados do Silva em Ramatuelle, a cerca de 10 kms ...

O almoço em casa do Sr. Rui Pereira e esposa D. Ausenda, não é próprio para quem anda de moto ... a barriga começa a "fazer-se" ao depósito e depois, se algum dia precisarmos de colocar lá um saco, não há espaço, ... eheheh

Ratatuie e galinha ... era a ementa. Curioso, pensei que ratatuie fosse qualquer coisa dos desenhos animados ... mas afinal é uma "mixórdia" de vegetais ... bem, está-se sempre a aprender.





Algumas das criações que constavam para sobremesa ... até é pena estragar !!!

Apesar de mesmo em Saint Tropez não haver praia, há, no entanto, algumas bem bonitas que, apesar de constarem nos guias turísticos como Saint Tropez situam-se a alguns kilómetros ainda.



E depois de nos despedirmos daquela simpática gente, fomos fazer uma visitinha a uma das praias ...

Nada de especial ... é como cá ... sol, areia, ... deve haver uns tipos a vender bolas de Berlim e gelados embora não os tivesse visto ...





E começámos a pensar em nos pôr a andar ... queríamos ir pernoitar a Montpellier e ainda eram quase 300 kms.

Fomos por uma bonita estrada "D", serpenteando por belíssimos montes e vales, não muito elevados mas uma paisagem que me fez lembrar a Serra do Caldeirão .. só que verde e com muitas vinhas, afinal, estávamos numa das mais produtoras regiões de vinho francês, a Champagne ... se o o que vi no google está certo !!!!



Depois pela N 7, por Marselha, Aix-en-provence, Airles, ... e por fim Montpellier onde chegámos já ao final do dia. Um trânsito terrível ... a principal saída da Auto-Estrada para a cidade estava com cerca de 5 kms de fila !!! ... ainda bem que o GPS me mandou para outra saída e, pensei eu, mesmo que me estivesse novamente a "dar música" seria certamente melhor que aquela.

Pois bem, eram horas de procurar o hotel ... tinha anotado a morada de dois F1 em Montpellier e, à sorte, escolhi uma, sem saber qual delas era a mais distante ... recordo que era qualquer coisa como "Route des Palavas" e, embora eu tivesse o nº de porta, o GPS dizia-me que, para aquela rua, não havia números ... ok, pensei eu, não há-de ser difícil ver o "reclame" do hotel ...
Só que Route des palavas é a estrada que liga Montpellier a Palavas-les-Flots  que são 14 kms  !!!!!! .... fónix !!!!
- Ó Silva, já viste esta m€rd@ ? ... os franceses arranjam cada embrulhada com os endereços !!!!

Tentei com o codigo postal 34970 Lattes ... ele perguntou-me se era um tal "Chemin de St. Hubert" .. e eu, "olha, que se f*** e deixei-me dirigir por ele.
Surpresa das surpresas ... não é que ele me levou ao hotel F1? ... lotado.

Felizmente que ao lado havia um outro, duma cadeia parecida, "Premiére Classe", um pouco mais caro mas com WC no quarto, pequeno luxo a que já nem estávamos habituados.

E ali ficámos, não indo sair para a cidade pois tínhamos trazido de casa dos cunhados do Silva a "marmita" cheia ... e foi o nosso jantar.


Que partilhámos com uns portugueses, de Paris, que estavam a fazer uns trabalhos em Montpellier.



Aqui com os nossos amigos óscar, Didier Gousson e Eduardo Ferreira que,na sua fourgonette tinham um frigo com cerveja e whisky... uau !!!!

Depois dos copos e das lérias, finalmente fomos descansar o cadáver com 4.209 kms já em cima.

Boa noite, até amanhã, para o 8º dia.



Todas as fotos no Picasa Aqui

O vídeo do 7º dia Aqui

O vídos das fotos ... com música !!! Aqui


3 comentários:

  1. Estou a adorar a viagem. A "dupla maravilha" é muito divertida. Devem ter-se divertido muito, mas mesmo muito!!! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheheheh ... Sim, é verdade... uma excelente companhia.
      beijinhos

      Eliminar
    2. Viva, e eu a pensar que ir a Faro, era uma grande aventura...

      Eliminar