segunda-feira, 11 de junho de 2012

VIAGEM DE MOTO PELA EUROPA - DIA 1

O 1º DIA
Coimbra (PT) --> Saintes (FR)




Pois é pessoal, a "coisa" estava já idealizada desde Janeiro.

Era assim  mais ou menos: ir por Espanha, França, Bretanha e praias da Normandia, seguir para a Suiça, descer para sul pela Itália onde passaria pelas suas praias mediterrânicas, seguindo depois para o chique sul de França (Nice, St. Tropez, ...) regressando por Andorra.
Era um desafio que foi preparado e planeado o melhor que podia e sabia tendo em conta várias alternativas que, pelo caminho, poderiam surgir de forma mais ou menos inusitada.

Coloquei um anúncio no Mototurismo do Centro desafiando alguém a acompanhar-me e, alguns dias depois, o Silva perguntou se podia acompanhar-me - claro que sim !!! - respondi eu. Para além da (boa) companhia a possibilidade de repartir os custos de alojamento era aliciante.

Bem, as coisas combinaram-se e, no passado dia 1 de Junho, pelas 6:30, encontrámo-nos nas bombas da Adémia, em Coimbra, donde tínhamos combinado começar a nossa viagem.

A moto excelentemente preparada como habitualmente pelos mecânicos da Jomotos a quem a confio sem problemas ...


E o Silva lá apareceu com 5 mnts de atraso ... imperdoável  para mim que sou "fanático" dos horários ...



E assim foi ... saída pelas 6:45 em direcção a Vilar Formoso onde chegámos pelas 8:20 depois dos 193 kms que a separam de Coimbra. Abastecemos em Fuentes de Oñoro.
O trajecto planeado era Coimbra ->Vilar Formoso -> Valladolid -> Burgos -> Vitoria -> Irun -> Bayonne -> Bordeus -> ... até onde fosse possível chegar.
O tempo estava bom, 25º embora com algumas nuvens ... nem muito quente nem muito frio ... óptimo, diria eu, para "rolar" de moto.
Uma segunda paragem aos 438 kms para "comer uma bucha", às 11:10 hora portuguesa.



Uma 3ª paragem aos 586 kms para novo abastecimento ...



As coisas ditas assim parecem enfadonhas mas, a verdade é que em viagens desta natureza o 1º e o último dia são os mais desgastantes pois quase sempre são os em que é preciso fazer mais kms ... "chegar o mais longe possível a França" dizia eu ao pobre do Silva que me aconselhava a respeitar os limites, a ter cuidado, etc ...

Mais uma paragem em Hernâni aos 756 kms (14:45) para novo abastecimento e mais umas dentadas numa sandes... era mesmo "depósito cheio depósito vazio".




Nova paragem, desta vez já em França, perto de Bordéus, aos 974 kms com um "percalço" que teve contornos de humor.

Tinha dito ao Silva que comprasse uma bolsa para pendurar ao peito, onde deveria levar, pelo menos, o cartão de crédito, para pagar as portagens. Quem já viajou sabe que se torna bastante mais prático: basta tirar a luva da mão direita, abrir o casaco e a bolsa, retirar o cartão, pagar e fazer os mesmos movimentos em sentido inverso ... perde-se pouco tempo assim nas portagens.
Chegámos à portagem da "autorroute" que estava apinhada de carros, camiões, caravanas e autocaravanas, ... em cada fila havia mais de 30 veiculos ... por entre eles, "à portuguesa", fomos avançando até à frente ... e houve alguém simpático que nos deixou entrar ...

Como vinha à frente do Silva, fui o primeiro a pagar e disse-lhe como o deveria fazer - "é só meter o cartão pá ... se quiseres recibo carregas e sai o papel" ... e avancei uns metros esperando-o no meio de duas saídas.

Via pelo retrovisor o Silva em "luta" com a máquina para que esta lhe aceitasse o cartão ... via-o esbracejar ... a moto já no descanso lateral ... vem uma senhora de colete reflector ... discutem ... aproximam-se 2 polícias ... o caso parece complicado ...
Acabo por desligar a moto, colocá-la no descanso e dirigir-me a ele procurando saber o que se passa.
- Ó João, a máquina engoliu-me o cartão e agora não dá nada !!!
- Espera, vou experimentar com o meu.
E nada mesmo ... a máquina recusava-se a engolir o que quer que fosse ...
Entretanto a senhora da portagem, já munida com uma régua de plástico flexível, enfia-a várias vezes na ranhura dos cartões forçando a que, se lá estivesse algum entalado, saisse pela rectaguarda.
Assim aconteceu e após  ter retirado o cartão duma caixa da parte de trás da máquina, devolveu-o ao Silva.
- Ó João ... sabes, enganei-me, este é o cartão de dador de sangue ... é parecido com o do Banco !!!
- Fónix .... dassseee ... ó Silva ... só tu !!!!
... e os tipos dos carros, camiões e outros na enorme fila atrás dele que já se tinham fartado de bufar e buzinar ...

Pus-me em cima da moto e aranquei ... logo a seguir à saída das portagens há uma pequena curva para a direita, a cerca de 150 mts mas que retira a visibilidade das mesmas. Como não via aparecer o Silva, "4 piscas" e encostei.... calor abrasador, mais de 30º e eu ali ao sol à espera do Silva ... que raio teria acontecido agora?
Passa um camião de matricula portuguesa que me buzina e faz sinal "ele está lá atrás" ... que raio teria agora sucedido?
Depois de cerca de 15 mnts de espera resolvi ligar ... não atendia nem me ligava ... que m€rda pá !!!

Entretanto, liga-me ele:
-Ó João... fiquei sem bateria e agora não há aqui ninguém que me empurre a moto !!!
Era só o que me faltava ouvir - "Olha lá tem calma, espera aí por mim que vou tentar chegar ao pé de ti"... recordo que estava  a cerca de 250 mts das portagens mas não as via por causa da curva.
Resolvi fazer marcha-atrás pela via de emergência até às portagens quando ele me aparece:
- Olha, apareceram lá os 2 policias novamente e empurraram-me a moto !!!
- Porreiro pá, avancemos então (Ufa !!! que mais me irá acontecer ?)

Bem, prosseguimos viagem até Saintes, onde chegámos ao hotel Formule1, cadeia que visitaríamos mais vezes nesta nossa viagem pela simplicidade de utilização e preços "em conta", cerca das 20:30 e ao fim de 1.112 kms.



Após um retemperador e refrescante duche decidimos jantar no restaurante do Ibis, mesmo ao lado e deitámo-nos cedo  porque precisávamos de descansar  pois havia que acordar cedo na manha seguinte para prosseguir viagem até La Rochelle, Saint Malo, Mont Saint Michelle, ...







Bem ... e foi assim o 1º dia de viagem que acabou por ser passado sem problemas e mais ou menos de acordo com o previsto.

O vídeo das fotos Aqui   e  As fotos no Picasa Aqui


18 comentários:

  1. Viagem sem uns quantos percalços pelo caminho nem é a mesma coisa, tem de haver sempre alguma coisa para a malta se rir e recordar. Grande aventura e que lindo o amigo fica a deglutir uma sandocha eheheheh

    ResponderEliminar
  2. Olá .. muito obg pelo comentário sempre bem-vindo.
    Concordo, .. de facto quando degluto sandochas nunca fico muito favorecido nas fotos ... já experimentei com queijo, fiambre, presunto e até mesmo atum mas nunca fico bem ... ahahahahhaha
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem de experimentar fotos a deglutir bifanas, deve ficar outra categoria, mas com a mini na mão claro, para dar outro chique. Aguardo mais novidades da fantástica viagem!

      Eliminar
    2. Tá prometido ... mais histórias e talvez a bifana.. ehehehe

      Eliminar
  3. Bom dia Sr. Pimentel!!!

    Mas que motard viajado... aquela publicidade ao vendedor da mota é que não ficou muito bem... (se o meu marido vem ver estas fotos... vai logo dizer mal... vai dizer que é da concorrência...)

    Presumo que em breve iremos ter aqui mais um estudo científico sobre esta viagem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faltou perguntar: de que "concorrência" fala?

      Eliminar
    2. Concorrência da Figueira da Foz!!! Não me diga que não conhece o melhor mecânico de Portugal e arredores?!

      Eliminar
    3. Ah ... sim, claro, o Artur.
      Já me fez várias revisões a uma RT que possuía antes desta e que comprei ainda ao falecido Sr. Luis. Competente e simpático sem dúvidas.
      No entanto, sou amigo do dono da Jomotos, onde adquiri esta moto e todos lá são também meus amigos ... para além de, como trabalho em Pombal, é-me mais fácil e perto tratar das coisas por aqui.
      Cumprimentos meus ao seu marido.

      Eliminar
  4. Bom dia Sophy:
    Obg pelo seu comentário sempre muito apreciado e aguardado.
    A publicidade é propositada quer pela "atenção" que me é feita nas revisões, pneus etc, quer porque é inteiramente merecida e justa.
    Estou, no entanto, aberto a propostas de mudança de oficina ... ahahaha...
    Quanto a "estudos científicos" apenas lhe posso adiantar que desde a minha primeira experiência sexual não me doía tanto o traseiro ... ahahahah
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  5. Depois do que acabei de ler, nem me atrevo a comentar... não consigo colocar por escrito o primeiro pensamento que por aqui passou eheheheheheheh... Um bom dia de trabalho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah mas "fáxavor"... esteja á-vontade .. quem me conhece há mais tempo sabe que sou um sujeito brincalhão, bem-disposto e com "poder de encaixe"... ehehehhe

      Eliminar
  6. Bem para primeiro dia não correu nada mal!!! O contador da história realmente é muito explicito e dá para imaginar os momentos como se os tivessemos a viver!!!!
    Parabens!
    P.S. Vou continuar a ler!!!!!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obg pelo comentário e pelo elogio.
      Fique atenta, a saga continua ....

      Eliminar
  7. Que grande viagem fez o Sr. Joao.
    Tambem vou fazer uma volta a europa este ano na ultima semana de Julho e primeira de agosto.
    Alguma sugestão/concelho que possa dar?

    Continuação de boas viagens

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, talvez seja melhor contactar-me por e-mail sff.
      Abraço e obrigado pelo comentário.

      Eliminar
    2. Que grande viagem adorei ler este blog! Este ano vou fazer uma parecida!
      Gostava de saber que medidas de precaução usou na mota durante a noite? se usava garagens ou deixava as motas na rua!

      Abraço

      Eliminar
    3. As minhas desculpas por só agora responder mas o lay out do blogger alterou-se e não me apareciam os comentários.
      Quanto à questão as motas ficaram sempre na rua :)

      Eliminar