domingo, 14 de outubro de 2012

C'A GANDA CALDEIRADA NA FOZ DO ARELHO !!!!!!


Estava eu a acabar de por a luvas e toca o telefone dentro do meu bolso ...
Raios, é sempre a mesma gaita ... quando ponho as luvas, ou toca o telefone, ou tenho a braguilha desapertada, ou quero coçar o nariz...
- Ah, és tu Silva... bom dia pá!!!
- Olá João, está a chover ... sim, tens razão, primeiro bom dia.
- ...
- Olha, não queremos faltar ao passeio mas está a chover e não temos equipamento ...
- Hum hum ...
- Se não chovesse agora à saída, ... é diferente apanhá-la depois ... e também por causa das mulheres ...
- Tá bem pá, encontramo-nos no sítio combinado à mesma hora.

E, de facto estava a chover... e, pior que isso, o tempo estava péssimo até onde a vista alcançava ... as previsões estavam certas mas tinha sempre uma esperança de que, quando acordasse, a coisa não estivesse assim tão má.

Aparece o Raul na sua Varadero  e diz-me que "hoje não me atrasei ... a Guida  foi trocar de calças".

Huuummmm... pensei eu ... se lhe contar do telefonema do Silva ainda pensa que sou eu que sou um fracote ... vou ligar ao Manel Sineiro ...

- Bom dia Manel, tudo bem?
- Sim pá - respondeu ele entusiasmado- acabei agora mesmo de vestir as calças do fato-de-chuva !!!
... estou lixado, pensei eu ...
- Tá bem ... encontramo-nos já daqui a pouco no Moleirinho para tomar um cafézinho.

Vi o ar de conformada da Lena que num acto de desespero ainda balbuciou:
"Eles é que têm juízo ... vão de carro" ....

E eram cerca de 09:10 quando nos juntámos no Moleirinho.


O Raul, a Guida, o Manuel Sineiro a Lena e eu ... faltavam o Carlos e a Gina que tinham avançado até às bombas para meter gasolina pois estava já na reserva.
Estávamos mesmo a meter medo à chuva ...

Como previsto, rumámos até ás bombas da Galp no IC2 perto da Redinha onde nos deveríamos encontrar com a malta da Granja do Ulmeiro pelas 10:00 ... como se trata dum grupo organizado e habituado a cumprir horários (pelo menos os de saída ...), chegámos lá eram 09:50 tendo aproveitado para atestar quem necessitava.


Aqui o grupo dos 12 do Norte já completo ... 
O Hugo, Rosa, Silvia, Narciso, José Francisco (não quer que o tratemos por Silva para não ser confundido com o "outro" Silva), a Lena, eu próprio,
Manuel Sineiro, Carlos e Gina, Guida e Raul ...

A próxima paragem seria na Jomotos onde estava combinada uma paragem para um café e uma "natinha" ... daquelas graaaandes e ainda quentes... huuummm.


Lá, juntar-se-iam a nós o Manuel e a esposa, Aida, de Pombal e que quiseram dar-nos o prazer da sua companhia ... são os dois da esquerda.
Haviam de os ver quando chegaram ... casaquinho desapertado, mangas de camisa ... numa Kawazaki 1600 choper ... malta cheia de coragem ao pé dos outros que eram só impermeáveis, luvas, fatos-de-chuva, casacos, calças, botas ... ah valentes e corajosos a meter medo à chuva !!!!




Na foto, à direita em baixo o José Neves, sócio-gerente da Jomotos, e logo em cima a D. Marlene, sua simpática e sempre disponível esposa com a colaboradora Cláudia que, zangada por ter de ir trabalhar ao domingo ainda vendeu umas botas ao Hugo e aplicou-lhe com 20% de desconto ... toma que é práprender a não me fazer levantar cedo ao domingo !!!! 


O Hugo está ao meio da foto a mostrar as botas ... Azar o dele que nunca mais choveu e veio para casa sem saber se as botas eram mesmo impermeáveis ... mas lá que são lindas são !!!!

Bem... deixemo-nos de lérias e vamos mas é até Alcobaça onde estava combinada a entrada cerca das 11:00 e já iríamos chegar atrasados pois a essa hora saímos nós da Jomotos.

Há já algum tempo que não ia a Alcobaça e confesso que andei meio confuso com todas aquelas rotundas ... queria ir estacionar em frente ao Mosteiro mas não dei com o sítio ... enfiei-me lá por uma estreita viela e fui parar ás traseiras do Mosteiro ... para não fazer figura de parvo disse que ali era o melhor lugar para estacionar e tal ... e que pelas traseiras havia uma entrada melhor que pela principal na frente ... merdas assim que, obviamente não resultaram porque a malta que comigo viaja é tudo pessoal inteligente.




Quando estacionámos e o Raul se tinha apercebido da minha azelhice


O Zé Neves e Manuel Cordeiro com a esposa Aida a rirem-se de mim ... prá próxima vão eles à frente para escolher o melhor lugar para estacionar !!!!





O Hugo estava desertinho que chovesse para experimentar as botas ... restava-lhe a esperança de poder encontrar uma poça de àgua ...


Os Pipis da Granja: José Francisco, Rosa, Silvia e Narciso. 

Os "pipis" da Granja ... esteve para ser o título da crónica mas achei que não mereciam tanto ... por terem ido de carro, foram os últimos a entrar no Mosteiro, só comeram as entradas no restaurantes depois de todos os outros já estarem saciados, e, na fila pró WC perdiam prioridade !!!!
Para a Rosa e o Narciso foi o baptismo  mototurístico ... de carro. Prometeram que nunca mais vão de carro mesmo que esteja bom tempo e sol.

Cheguei a pensar contratar uma guia profissional para nos fazer a visita ao Mosteiro mas os preços eram proíbitivos ... já se iam gastar uns cobres na "gasosa" e outros tantos na "bucha" ... por isso deixei o assunto para mim mesmo.
Gosto de história e bastou rever algumas coisas sobre a Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça e logo me investi a mim mesmo de guia turístico.



O Sr. Guia turístico nas explicações iniciais ...


Claro que foi um sucesso como o prova esta foto em que o João Fernandes e o Manuel Sineiro recolheram as generosas gorjetas dos presentes, enquanto eu proferia uma pequena lição sobre a história do Mosteiro.
Bem sei que alguns até disseram "eu já dei para isso ali em baixo" mas a mim não me enganam .....


Bem, esta é a foto do grupo à entrada do mosteiro para provar que lá estivémos ... 19 turistas ansiosos por ir comer a caldeirada mas tiveram que "gramar" com o  Mosteiro antes. E a visita começou já cerca das 12:00

Crê-se que a fundação do mosteiro tem como origem o acto de gratidão de D. Afonso Henriques, para com os monges de Cister, após a tomada de Santarém aos mouros. As ordens religiosas eram militarmente importantes na reconquista e as doações do rei serviam de pagamento a esse apoio militar.

Lembrei-me agora que o mosteiro tem alguma ligação a Coimbra pois foi lá que foram fundados os primeiros Estudos Gerais, por D. Dinis, em 1269. Estes Estudos Gerais foram, posteriormente, transferidos para Coimbra em 1290 tendo dado origem à sua actual Universidade... e esqueci-me de dizer isto á malta ... se vêm a saber ainda me fazem devolver as "gorjas" ...




Estas fotos representam parte dos painéis de azulejos nas 
paredes da Sala do Reis.


E o show continuou lá dentro ...

Esta sala, é importante não só pelas estátuas que estão nas suas sacadas mas, sobretudo, pelos painéis de azulejos que as ornamentam.
Não se conhece com exactidão a sua data de realização mas estes contam a história da fundação do Reino de Portugal, a coroação de D. Afonso Henriques e o seu posterior reconhecimento pelo papa, a entrega do território aos monges cistercienses, a tomada de Santarém que esteve na origem desta doação ... enfim, os azulejos contam de forma gráfica muito interessante e bela, a nossa história daquela época em que se estava a formar Portugal


Uma foto do grupo quando se deslocava pelos claustros para a Sala do Capítulo onde actuava um músico, interpretando obras clássicas de que recordo, à nossa chegada, Avé Maria de Schubert ... talvez um parente afastado do actual fabricante de capacetes como o meu quem sabe ?
Na frente o Manuel Nunes com a esposa Cristina e outra Cristina, esta, esposa do João Fernandes... duas Cristinas !!!!... chiça... se uma já é difícil !!!


Aqui o João Fernandes não estava a ligar nada à música... queria era ficar bem na foto... estes gajos são uns vaidosos é o que é !!!!



Monsieur Manuel et Madame Aida Cordeiro ... mes amies du Pombal ... e que muito gosto tive que nos tivessem acompanhado.



Uma foto do grupo com sabor italiano ... foi um sujeito dum numeroso grupo de italianos que visitavam o mosteiro a quem pedi que tirasse a foto ...



Aqui a Lena seguida do Carlos na subida para o dormitório, espaço interessante que, depois de deixar de ser usado para tal fim com  a diminuição do numero de monges, com as obras de alargamento do mosteiro, ... passou a ser o Arquivo geral, sala de cópias, etc.



Foto dos jardins interiores obtida do dormitório

Túmulo de D. Pedro I, um dos ícones do gótico flamejante e figura central de quem visita o mosteiro, conjuntamente com o de D. Inês de Castro.
Túmulo de D. Inês de Castro


Ó João .. quando é que vamos á caldeirada? ... era o que me dizia o José Neves quando eu começava a chamar o pessoal e lhes dizia: "Meus amigos, foi aqui neste local ...."






A Cozinha


De novo a cozinha


A rapaziada a ver o tamanho da mesa da cozinha ...



O Raul a pensar:
 nesta chaminé dava para defumar uns enchidos à maneira !!!!



O Manuel e a esposa Cristina, ... uma delas


 O casal Silva, José e Silvia que estava já a tirar notas da decoração do tecto que gostaria lá para casa


Foto do organizador, guia, intérprete, cabeça-de-fila, ... e da Lena


 Á chegada à Foz do Arelho, estacionando em frente ao restaurante


A deixar as montadas a descansar e ir compor a barriga
o Carlos já abria a boca com a malvada...


O Manuel Cordeiro a tirar as duas garrafas de ginja de sua produção e que levou para o restaurante, com o Raul



O pessoal a aprestar-se para ir dar ao bigode ... eram já cerca de 14:00


 O José Neves com os manos Pedro e Manuel Morais que vieram de Lisboa almoçar connosco


Aspecto do estacionamento com 9 das onze motos que estavam 


E a Foz do Arelho estava linda !!!!


Mesmo num dia de mau tempo, com vento e permanente ameaça de chuva, a paisagem era bela


O Zé Neves com o Manuel Morais, na esplanada do Restaurante a Cabana do Pescador onde almoçámos.

É chegada a altura de fazer uma referência ao restaurante e às pessoas que nela trabalham: do melhor, 6 estrelas !!!!. 
A caldeirada estava um delícia, muitíssimo bem servida e o pessoal atencioso e simpático. Os nossos agradecimentos e parabéns pelo serviço, ficámos fãs.


Mais uma foto da esplanada do restaurante, sobre a praia



A rapaziada à mesa, em primeiro plano a Lena, a Gina e o Carlos
mais atrás o Manuel Cordeiro, o Raul, a Sílvia ...


Apesar de serem vinte e uma pessoas a almoçar e de haver muitos clientes no restaurante, o serviço foi impecável


Encolham as barrigas fáxavor !!!!






E esta é a simpática Ana que nos acompanhou durante o almoço e, apesar do imenso trabalho que teve, fê-lo sempre com um sorriso .... obrigado


O regresso foi pela estrada junto ao mar até S. Martinho do Porto 


Estava vento e a condução tinha que ser atenta e firme


Em São Martinho do Porto e a sua baía


Uma paragem no Sítio da Nazaré para uma "àguinha" ... tinha a boca seca do branco fresquinho do almoço



O Manuel Sineiro a "tirar as medidas" à Golwing do Zé Neves



E depois da água refrescante ...


A foto final das motos no Sítio da Nazaré


E esta é mesmo a  final porque, entretanto, a bateria foi-se ...

Apesar de estar programado o regresso pela Estrada Atlântica até à Vieira de Leiria, optámos por fazer um trajecto mais curto pela estrada até à Marinha Grande, Leiria e depois pelo IC2 até casa, onde cheguei eram cerca de 19:00.
O dia escurecia rapidamente e não havia ainda a certeza se chovia ... ninguém do grupo, com excepção do Hugo, queria que chovesse... eheheh.
E "prontos" ... foi assim mais um belíssimo passeio, com companhias agradáveis de gente que faz o favor de ser minha amiga e com quem eu gosto de partilhar o meu gosto de andar de moto.
O próximo passeio terá como tema "Cabrito Estonado" da zona de Oleiros ... para quando ainda não sei mas que lá havemos de ir havemos ...

16 comentários:

  1. João, para além da habitual boa disposição no contar da história, percebeu-se que a aposta foi ganha com a quantidade de participantes que ocorreram ao chamado mesmo com chuva (matina, é certo...). Foi, concerteza um excelente passeio, atestado pelas fotos e pela cara dos participantes. Um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Aires:
      Pois foi um excelente dia ... passeio porreiro, nas calmas, bonitas estradas e com excelente companhia.
      E a caldeirada estava, de facto, fabulosa.
      Obg pelo comentário.
      Abraço.
      João

      Eliminar
  2. Uma crónica cheia da boa disposição a que já nos habituaste. Parabéns!
    A caldeirada é muito boa sim senhor, também já me "alambazei" com ela até ter que desapertar o botão das calças eheheh.
    Pelo que pude ver nas fotos da Foz não havia ninguém a praticar kitesurf, talvez as condições meteorológicas não o permitssem... seria uma nota humana a dar um encanto novo à já bela paisagem.
    Pena não terem ido à Praia da Vieira, onde a sardinha assada parece saltar do prato, os bares nos convidam a uma esticada noturna e os cafés da praia nos dão uma vista magnífica de um maravilhoso pôr-do-sol.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina, obg pelo comentário.
      O que é facto é que andavam lá vários "kitesurfers" mas, estranhamente, quando tirei as fotos, nenhum deles aparece ... acho que foi quando uma rajada de vento os tombou a todos... ehehehhe.

      Eliminar
  3. Adorei, claro, a história da viagem e da caldeirada!
    A do cabrito, dizem que em Oleiros é muito bom, do melhor. Nunca provei, mas vá lá e conte como é!!!! lol.
    Vai passar lá perto da minha terrinha!!!lol
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana. Obg pelo comentário.
      E um destes dias vou memso organizar uma passeata para lá ... depois digo-lhe.

      Eliminar
  4. Sou testemunha de que efectivamente andavam pela Foz do Arelho a rapaziada do KiteSurf, mas só apareceram depois da magnifica caldeirada e por isso passaram despercebidos à objectiva do João. Pudera, depois daquele maravilhoso branco fresco... Ainda bem que fui de carro. eheheheh...

    ResponderEliminar
  5. Olá José Francisco Ex-Silva:
    Os meus agradecimentos aos "Pipis da Granja" que tão bem se integraram na comitiva .. apesar de terem ido enlatados... eheheheh.
    Foi um dia porreiro sim senhor, a repetir logo que possível.
    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Se o Gasparzito sabe que tu organizas eventos com motas de alta cilindrada(artigo de luxo)e consegues mais aderentes que organizações federadas vais levar imposto.Ah vais....vais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro anónimo:
      Estes passeios são mesmo para isso ... para esquecer as desgraças ...
      Por isso procuram ser bem dispostos e sem pretensiosismos.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  7. Congratulo-me pelo facto de se terem divertido à grande na minha área de residência. Sou de Caldas da Rainha e colega do Sismeiro. Pena não terem dado um saltinho à zona industrial de Caldas da Rainha, onde se situa a sede do Grupo Motard São Rafael. Teríamos tido muito gosto em vos receber. Continuem assim, divertidos, bem dispostos e sempre a rolar. Quanto a imposto (diz o anónimo)... já basta os que já estamos a pagar. Saudações Motociclistas e Boas Curvas - SOLUM NUMQUAM VADES - PauloGomes

    ResponderEliminar
  8. Ah. Tomei a liberdade de publicar a tua crónica no facebook do nosso clube, por ser taõ ilucidadtiva o que é o espírito motard e do mototurismo. Caso haja algum impedimento diz que apago de imediato

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se quisesse que fosse segredo não publicava ... fico até contente de partilhar.
      Abraço

      Eliminar
  9. Eh pá !!!!! ... se agente soubesse !!!! ... é que quando regressámos da Foz do Arelho vínhamos cá com umas securas !!!! .... eheheheh
    Fica para um próxima caro Paulo ... mantenha-se em contacto com o seu colega que ele vai-lhe dando novidades das nossas passeatas se, entretanto, não as vir no meu blogue onde publico os respectivo programas.
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Caros Amigos ((da passeata e demais distintos leitores),
    Em primeiro lugar só agora tive oportunidade de aceder e ver as sempre agradáveis crónicas de viagem do n/ estimado e querido cronista "do reino" (das motas, claro está), que sempre nos diverte não só pelas escritas, mas também antes, durante e depois das viagens, em que surgem sempre novas anedotas e hsitórias divertidas para animar as hostes.
    Bom, desta feita e com conhecimento de causa 8sou licenciado em história) deixo aqui uma rasgada vénia ao n/ anfitrião, pois que, a lição de história ía muito bem estudada e contada com um enfase e eloquência que nunca iriamos ter, revelado ou contado por um qualquer Guia turistico contratado. Parabéns e continua assim, que creio (tenho a certeza) que futuramente haverá cada vez mais candidatos a nos acompanharem nas diversas odisseias a encetar proximamente a novas paragens deste belo cantinho á beira mar plantado que tantos recantos de encanto ainda tem e que poucos conhecem, para além do circuito das estradas nacionais triviais, quer venham de mota, ou, como os "Pipi´s da Granja", não importa o importante é a presença que a diversão e boa disposição são garantidos.
    Vem hajm
    Um abraço
    Manuel Sineiro

    ResponderEliminar
  11. Obg pelo comentário Manuel.
    Permite-me acrescentar que, tão importante (ou memso mais ...) quanto a relevância dos locais a visitar, é a composição do grupo que, sendo como é, faz de cada passeio um momento divertido em que as horas passam a correr mais do que as nossos motos.
    Abraço.
    João Rui Pimentel

    ResponderEliminar