domingo, 17 de fevereiro de 2013

ESKIMÓS 2013

Ás 09:00 combinadas lá nos encontrámos, o Rui "Pai-de-Deus" e eu próprio, nas bombas da Adémia, em Coimbra, ponto de encontro habitual sempre que o destino é para Norte.


Levantar uns "aéreos" no multibanco e toca a andar pois queríamos chegar o mais cedo possível para montar a tenda nas calmas, almoçar .. e dar uma volta pela serra.

O céu estava limpo, cerca de 7º, sem vento, óptimo para viajar de moto. Seguimos em direcção ao IP3 e, quando chegámos à zona de Penacova, o habitual nevoeiro daquela zona esperava por nós.



Prosseguimos com atenção redobrada e velocidade moderada por entre o espesso nevoeiro que nos faria companhia quase até Oliveira do Hospital, onde deu lugar a um sol tímido mas que aquecia um pouco mais as nossas almas, enregeladas por aquele nevoeiro frio ... a temperatura tinha descido dos 7º de Coimbra para 2,5º durante a viagem.



O nevoeiro tinha descido ao vale e deixava o sol espreitar.

Em Seia, uma pequena paragem para "abastecimento" de víveres ... tínhamos decidido não ir pelo Sabugueiro onde habitualmente fazemos as compras.

Nesta conhecida cadeia de produtos regionais, comprámos umas garrafas de vinho para substituir as que tinha esquecido em casa, chouriço e queijo ...



O Rui disse-me que o Batalha tinha levado 6 garrafas mas que, se calhar, não chegavam sequer para ele e, nesse caso, era prudente irmos prevenidos.



E começámos a subida à serra. Seia, estrada 339 em direcção à Torre mas virámos no cruzamento para N232, Manteigas, e aí para o vale do Rossim, em cujo parque de campismo decorria a concentração.

Não havia ainda vestígios do forte nevão da semana anterior mas, à maneira que a altitude aumentava, começámos a ver neve que se acumulava na berma da estrada, em sítios onde o sol mais dificilmente chegava, ...



Uma breve paragem para uma foto antes de chegarmos ao parque ...



e por aqui já havia bastante neve ...



e a habitual e complicada foto no cruzamento para o Vale do Rossim ... esqueço-me sempre de avisar o Rui para parar para uma foto e depois, tenho que fazer uma "ginástica" do catano para conseguir tirar uma em condições ...



Esta foi a melhor que se arranjou depois duma em que só ficaram as placas, doutra em que só ficou a estrada,... e após 3 ou 4 quedas da máquina ...




"Ambos os dois" à chegada ao parque de campismo.


O comité de recepção da malta do Motoclube de Vila do Conde, pessoal sempre simpático e preocupado em que tudo corra bem.



E já nos aguardavam o Avelino e o Batalha que tinham ido de véspera.
O Avelino haveria de ir embora a seguir ao almoço por ter compromissos familiares mas fica aqui o registo da sua enorme força de vontade ... para não faltar á concentração, fez umas centenas de kilómetros apenas para poder estar lá algum tempo.

E começou a azáfama da montagem das tendas... o que convinha ser feito com cuidado pois o ano passado, com a ventania, quem não as tinha bem seguras ...





e o parque estava liiiindooo !!!!!






Quem apareceu para ajudar depois do trabalho feito foi ... o João Luís !!!!




Lá em cima, a tenda da música que se estava a preparar para a longa noite ...



E lá  em baixo, a tenda das refeições vendo-se ainda a ambulância dos BV Gouveia, sempre presente não vá dar-se o caso de alguém se sentir indisposto com a "altitude" ...

Fui dar uma ronda pelo parque para cumprimentar os velhos conhecidos (ah, a propósito, conheci o Trophyvitor do M&D e ainda não foi desta que conheci o Vadio da XT ,.. raios) e encontrei a rapaziada dos ULFILANIS com quem já tinha estado em Mangualde ... malta fixe que estava a preparar já a fogueira para o longo serão que se avizinhava ...












A tenda para as refeições ... 


e as diligentes colaboradoras da organização sempre disponíveis e simpáticas ... parabéns



Ainda antes de almoço, juntaram-se a nós 


o Nuno e o Fernando


e o António Costa, fotógrafo oficial da federação ... 




E este ano, como os FDP dos tipos do governo só sabem decretar aumentos, também as temperaturas mínimas foram aumentadas ... veja-se neste caso, cerca das 13:00 ( o relógio ainda está pela "hora antiga" ... hei-de acertá-lo um destes dias ...) estavam 13º ... o ano passado, à mesma hora, estavam 0º (zero !!!!!).

Esta edição dos Eskimós foi uma brincadeira em termos de temperaturas ... 13º ao meio dia como já vimos, 2º à noite, hoje de manhã estavam 0,5º... ninguém teve frio e eu fui para lá todo "enchouriçado" com roupa... 



E era chegada a hora do almoço ... aqui as "piquenas" do MotoClube de Vila do Conde sempre sorridentes e bem dispostas




A bucha era um óptima sopa de legumes e o "segundo", arroz branco com couve e rojões ...


Aspecto da "sala" de refeições já com alguns participantes.

Ao que julgo saber, o total de inscritos rondou os 300, numero idêntico ao do ano passado. Constatei que para vários dos presentes era a sua primeira vez nos Eskimós... um bom sinal em  minha opinião pois quer dizer que os comentários são favoráveis e os que não podem repetir por causa da troika têm vindo a ser substituídos por outros que não conheciam a concentração.



O Nuno sempre na brincadeira com o Batalha ...


Eu aqui com o Rui e o Fernando certamente a arranjar forma de pregar mais uma partida ao Batalha.


Do nosso programa dos Eskimós consta sempre uma voltinha pela serra a seguir ao almoço ... e foi o que, mais uma vez  fizemos.


Fomos em direcção às Penhas Douradas, continuámos até Manteigas (ao fundo na foto), e prosseguimos em direcção à Torre, subindo pela estrada que ladeia o Vale Glaciar do Zêzere (N338), sempre agradável de percorrer.


Ontem com inúmeras pequenas cascatas de água resultado do aumento de temperatura e consequente degelo ... uma vez mais a Mãe Natureza a cumprir mais um ciclo da sua vida




O Vale Glaciar do Zêzere


Outro aspecto do Vale Glaciar do Zêzere



A também habitual paragem no Covão D'Ametade



O Rio Zêzere começando o seu percurso de cerca de 200 kms até perto Constância, onde se junta ao Tejo


O Rui e o António Costa vendo o Zêzere a dar os "primeiros passos"




O Covão D'Ametade estava coberto de neve pois situa-se numa zona de sombra, com poucas horas de sol ...



Começámos a subir para a Torre mas ainda deu para "um último olhar" sobre o Vale Glaciar

Como era de esperar, na zona mais alta da Serra da Estrela, havia mais neve ... e gente, e carros, e autocarros, ....e miúdos e graúdos, e autocarros e carros, skis e skus, "banheiras" de plástico para deslizar na neve... fosga-se que nem de moto se podia andar por lá !!!

Desistimos de ir até à Torre e, na rotunda, virámos para o Sabugueiro não sem antes efectuarmos uma pequena paragem só para assinalar a nossa presença numas fotos.






Já na descida para o Sabugueiro, aproveitei para uma foto da Lagoa Comprida


O trajecto até ao Sabugueiro foi penoso pois um denso nevoeiro estendia-se por toda aquela zona ... este fenómeno atmosférico com o intenso trânsito que circulava pelas estradas da Serra, fez com que os cerca de 15 kms que separam a Torre do Sabugueiro, fossem penosamente cumpridos.



Finalmente no Sabugeiro a paragem para comprar pão e outros géneros para o serão ...




De volta ao parque de campismo, pusemos a mesa em cima da KLT e toca de "dar ao bigode" ... literalmente ...


O Nuno e o Rui a abrir uma garrafinha de tinto... do bom !!!!




Nas fotos é visível o meu púcaro de inox que me acompanha quase sempre ... soube que desapareceu o púcaro do Batalha e pelo qual ele tinha muita estima. Apesar dos nosso esforços não foi possível, até às horas a que nos viemos embora, encontrar o seu paradeiro.


O dia caminhava rapidamente para o seu fim e uma neblina húmida caía sobre a serra ... estava na hora de ir dar uma vista de olhos à lagoa do Rossim. Trata-se duma lagoa artificial, possível pela construção duma enorme parede em pedra e que, pela inscrição lá visível, tem aproveitamento hidro-eléctrico ... embora eu não tenha visto turbinas nem fios ... mas devem lá estar estou certo.


"Gaivotas em terra, tempestade no mar" ... a foto comprova que as previsões não eram, de facto, muito boas.





Ainda aproveitei para "fazer" uma cadeira ... se o Sócras e o Relvas podem, porque não aproveitar o fim de semana e enriquecer o meu curriculum com mais uma cadeira ?



E para o Batalha, resolvemos levar esta elegante e útil garrafeira para colocar mesmo à entrada da sua tenda ... fica o espaço mais limpo e organizado sem dar o "ar" de desleixo ao nosso bairro.



Ora aqui está ela, proporcionando ao "Espaço Batalha" um toque moderno e acolhedor, limpo e organizado, conferindo-lhe um "ar" profissional de garrafeira e não de taberna como anteriormente.


Faltava ainda resolver o problema causado pelo desaparecimento da púcara ... diz quem sabe que beber pela garrafa além de deselegante retira sabores ao vinho ... 

A solução foi esta ... para PEQUENOS males, GRANDES remédios





Quanto à cadeira, não enriqueci o curriculum como gostaria mas deu para dar um toque de elegância ao jardim da minha "casa".


Nesta foto, o Batalha já rendido ao "púcaro" azul, salientando até algumas vantagens em relação ao anterior ... de menores dimensões.

No Top Case, pode ver-se ainda um casaco de mulher que o batalha usou algumas vezes apesar de avisado por nós de que isso poderia ser considerado comportamento estranho e, até, inaceitável, naquele ambiente motard.


Mesmo não tendo revelado o seu preço, sabemos que foi muito caro este casaco feminino e, por isso, a sua relutância em aceitar a nossa opinião sobre o mesmo.
No entanto, quisemos ajudá-lo e colhemos várias opiniões femininas sobre o "género" do casaco. Aqui na foto, mais uma simpática senhora que se prestou a colaborar com a "sondagem de opinião" sobre o casaco do Batalha, o que acabou por se tornar no facto mais importante de toda a concentração e tema de conversa em redor das fogueiras.

E a hora do jantar chegou ...



O Batalha com o Rui, sempre pronto a defendê-lo dos "ataques" do Nuno, do Fernando e de mim próprio



A sala de jantar



E a ementa ... massa com frango, uma vez mais excelentemente cozinhado.



De volta à tenda da música, aquecida e com um barzinho "à-maneira" ...



Aqui sentado, o Filipe, Alentejano de Beja que conheci no ano passado quase a morrer de frio ... parecia um daqueles pintaínhos que, depois de cair num balde de àgua gelada, anda "encapotado" e moribundo ... já não dava nada por ele e... voilá... já cá está outra vez este ano !!!!


E a coisa começava a aquecer ... aqui o Batalha com dois suricatas de Alverca ... já a prepararem-se para a "festa"


O FILME DA TENDA DE MUSICA AQUI

bem, e a cabeça já começava a doer com o barulho e uns líquidos esquisitos que beberriquei ... resolvi sair da "tenda dos sons" e ir até à "tenda do descanso".. mas antes passei na fogueira dos ULFILANIS ... malta simpática, sempre a oferecer comida e bebida, ... bem dentro e imbuídos dos espírito "Eskimó".







Depois duma noite nem bem nem mal dormida ... acabei por me levantar quando comecei a ouvir sons de movimento ... era o pessoal que começava a acordar e a arrumar a "tralha".
Desde Beja, Lisboa, Vila do Conde, Oviedo, ... havia malta que ainda tinha muitos kms a percorrer e muitos nem esperaram pelo almoço.

Estavam, às 07:58 (ainda não tinha acertado o relógio da moto) 0,5º, em nada comparado com os -5º das 09:00 do ano passado !!!




Uma feliz circunstância: conheci o companheiro "Trophyvitor" do fórum Motos & Destinos, que fez o favor de se dirigir a mim para nos conhecermos e cumprimentarmos. Um muito obrigado pelo gesto e um abraço de amizade.




O Trophyvitor e moi-même


 Entretanto ia "desmontando a barraca" ...




O Batalha a preparar-se ... é fantástico como ele pormenoriza tudo ...
Se o vissem a arrumar as coisas na moto ... tudo devidamente dobrado, acomodado, protegido, ... 


Só é pena ter o raio do casaco de mulher ... não lhe fica mesmo nada bem.




O acampamento estava a "desmontar-se" ... os nossos vizinhos "do outro lado da rua", o Robalo e outro companheiro da Ass.Motociclista de Peniche, estavam também a preparar-se para partir.



Os dois companheiros de Lisboa que tinham as motos junto das nossas, estavam também de partida ...




E enquanto o Batalha arrumava calmamente a sua tralha, outra desgraça aconteceu ...



O casaco que ele tinha pendurado no retrovisor da sua moto, foi aparecer em cima do banco da Varadero do Rui ... mistério que não foi possível resolver até ao momento em que escrevo esta crónica mas fui eu o acusado de ter mudado o poiso do casaco... quem me conhece sabe que eu não faria uma coisa dessas.

Entretanto ...



O Batalha esteve uns minutos a soro pois estava com tonturas ... "qualquer coisa que me caiu mal ontem à noite ..." disse ele enquanto o questionávamos do porquê da garrafa cor-de-rosa... já não bastava o casaco de mulher




Já com tudo arrumado ... os bombeiros de Gouveia ainda lhe vieram perguntar se era colega doutra corporação....





O Filipe, "Alentejano de Beja", estava a preparar-se para partir. Este ano veio sozinho do Alentejo e mesmo a malta de Marinhais, com quem estava , não veio ... curiosamente também lhe tirei uma foto no ano passado quando partia ...







As habituais fotos da lagoa, passeio matinal higiénico até fazer horas de almoço ...
Chuviscava e não estava o tempo convidativo para uma volta de moto



E aqui, a foto do Batalha que pode aproveitar para fazer brindes, calendários, agendas, ...



Ainda antes de almoço, o reabastecimento das motos ... nesta foto, a Honda do Batalha a ser abastecida ... ou purgada, já não sei ...





Ainda ardiam algumas fogueiras que tinham dado uma luminosidade e calor acolhedor à noite ...




Não sei de onde era este companheiro mas, se era de muito longe, espero que tenha chegado bem ...




E até a minha KLT 1200 teve direito a abastecimento ...


E a Varadero do Fernando também ...


A Pan do Nuno teve direito a levar a garrafeira do Batalha ...




A Varadero do Rui também "gramou" com o abastecimento ... o Batalha fartou-se de brincar connosco... é um malandro !!!!



E a Pan do António Costa também  foi "abastecida"




Hora de almoço e toda a gente bem disposta ...




A direcção do Motoclube de Vila do Conde, teve uma iniciativa bem construtiva e de louvar: plantar umas árvores junto ao parque de campismo num local a que foi dado o nome  "O BOSQUE DOS ESKIMÓS".

E foi assim a edição de 2013 dos Eskimós.

Mais um excelente fim de semana, em ambiente único e agradável, este ano sem muito frio, em que todos os participantes convivem parecendo que se conhecem  há longa data, e partilhando o que cada um tem sem problemas.

A repetir em 2014 se as circunstâncias o permitirem.



O VÍDEO DE TODAS AS FOTOS AQUI ... E COM MÚSICA !!!!

AQUI ... A FOTOS PARA PODEREM "SACAR".

5 comentários:

  1. Viva Sr João,
    Mais uma bela cronica do que foi os Eskimós.
    Este ano, com muita pena, o pessoal de Marinhais não foi mas em pensamento esteve lá com vocês.
    ....as memorias de 2012 ainda estão bem presentes.

    Um grande abraço ao pessoal.
    Nuno (Vmax) de Marinhais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno:
      Pois nós também demos pela vossa falta ... o que quer dizer que a vossa companhia foi óptima em 2012 e esperamos que possam estar presentes em 2014.
      O Filipe "Alentejano de Beja" também se referiu à "malta de Marinhais" com pena de não poderem ter vindo.

      Abraços a todos e boas curvas... de todos os feitios.

      PS: e estão proibidos de me tratar por "Sr. João" ...

      Eliminar
    2. Foi fantastico, já estou com saudades.

      sérgio

      Eliminar
  2. Ó João, parece que anda aí um problema com as fotos...não se consegue aceder! De resto...espectacular, como sempre!

    ResponderEliminar
  3. Resolvido ... tenho mais jeito para andar de moto do que mexer netas coisas... ehehehehhe

    ResponderEliminar