segunda-feira, 8 de abril de 2013

PORTAS DE RÓDÃO NO DIA DO MOTOCICLISTA

Dia 7 de Abril, Dia do Motociclista e este ano com o programa das festas a ser em Castelo Branco.
É sempre um dia especial particularmente para os que apenas tiram a moto da garagem nesta ocasião ...
E alguns dos meus amigos já me tinham perguntado: "Então ... este ano como é?... vamos ao Dia do Motociclista?"
E eu respondia sempre: "Claro que sim ... dia em que ando de moto é sempre dia do motociclista e nesse dia, se nada falhar, é o que farei também."

Tudo se combinou à porta da sede do Motoclube Os Lesmas da Feteira pois, há tanto tempo fechado, já ninguém sabia da chave ... mesmo assim, nada falhou.
Ás 09:00 combinadas lá estavam os participantes no passeio e o dia começou com um percalço.
A VFR do Artur, desconfiada por há muito não ver alcatrão, resolveu deitar-se ao chão nas bombas quando este a atestava ... já não sabia o que era gasolina a este preço ... a última vez que tinha enchido o depósito o calendário marcava ainda o ano de 2012 !!!!
O resultado foi uma manete (da embraiagem) torta e o espelho do lado esquerdo meio "estrambelhado".

Nada que nos incomodasse pois ele ligou para a assistência em viagem, perguntaram-lhe quem era o organizador do passeio e nem 10 minutos depois já estavam lá duas mecânicas da marca a repararem a avaria.

"Eize-as" ...

E estavam mais ainda estas duas de prevenção mas da "parte" eléctrica

E estava já na hora de dar início à viagem.
Como habitualmente, a pontualidade das pessoas que comigo acompanham é ponto de honra.
Estava combinado sair às 09:30 e foi a essa hora mesmo que saímos.
O dia estava fresco, algumas nuvens mas a possibilidade de termos chuva na viagem não era grande.

Pela EN1 (IC2) até Condeixa, EN110 até ao Pontão onde prosseguimos viagem pelo IC8. Ainda não tinha feito o IC8 depois das obras que modificaram o seu traçado, não passa já por algumas localidades, e o seu piso é óptimo.
"Rolámos" sempre acompanhados de vários outros motociclistas que, ora nos ultrapassavam, ora eram ultrapassados por nós por circularem em velocidade mais moderada.
O piso recente e o óptimo traçado do IC8 convidava a "rodar o punho" e rodámos sempre na "casa" dos 120 kms/h.

Uma pequena paragem no fim do IC8 para reagrupar com a carrinha de apoio da empresa que patrocinou o passeio: O Márcio e a Andreia, eu próprio e o Artur.

Foto da A-23, bem junto ao local onde parámos

A carrinha de apoio da empresa patrocinadora do evento, com o Sr. Leonel, sócio-gerente da Transportes da Feteira, Lda.

Seguimos depois pelo "velho" IP 2, evitando a confusão que já se fazia ouvir na A23, mesmo ao lado.

Já em Vila velha de Ródão, a foto do grupo

Como quase sempre faço, procuro aproveitar os passeios de moto para fazer mais qualquer coisa. Ou um momento de história com visita a monumentos, um momento de cultura geral como visitar umas caves de vinhos, ou apenas turismo "cá dentro" para conhecer coisas que ainda não conhecia ou revisitar lugares já conhecidos mas cuja recordação estava já algo esbatida... e até porque alguns desses lugares estão também eles já diferentes.

Foi também este o caso: há muito que queria ir conhecer as Portas de Ródão (ou Portas do Tejo como são também chamadas) e, como passávamos ali bem perto, combinámos fazer o desvio para Vila Velha de Ródão onde também já tínhamos tudo preparado para almoçar ... este dia é sempre de grande confusão e nada como ter tudo já "alinhavado" para não haver surpresas.

O Raul Anastácio a fazer pose prá foto ...

Parámos na churrasqueira onde tinha encomendado os frangos para almoço e "molhou-se o bico"... estava já algum calor e cheguei mesmo a arrepender-me de não ter tirado o forro às calças ...

Placa junto às Portas de Ródão com informações relevantes sobre o Monumento Natural.

Para quem não sabe, trata-se duma formação geológica bastante interessante, mesmo junto a Vila Velha de Ródão.
Outrora uma enorme lago ou oceano, limitado por uma cordilheira, a água encontrou na mesma uma parte mais frágil e começou a escapar-se por ela, dando origem ao que se crê ter sido uma imponente cascata com cerca de 170 metros de altura. O desgaste erosivo provocado pelos milhões de anos da água escorrendo, deu origem ao singular monumento que hoje se pode observar.

Mais informações em: PORTAS DO RÓDÃO

Quem gostar do tema, é um óptimo local para apreciar algumas aves de rapina. Tivemos a felicidade de poder ver um grupo de 6 grifos que, pachorrentamente, sobrevoavam as escarpas impelidos pelas correntes de ar, quente, que faziam com que permanecessem pairando sem qualquer movimento de asas ... lindo de se ver realmente.

Mais uma das várias perspectivas que se podem obter da estrada que sobre até à Torre de Menagem e à pequena ermida que se situa no monte sobranceiro. pode ver-se ainda um pequeno trecho da Linha da Beira Baixa, que liga o Entroncamento à Guarda.

Uma paragem na subida para a Torre de Menagem. Do local desta paragem, avistava-se um limoeiro e uma tangerineira ... infelizmente inacessíveis sem equipamento de escalada ... tinha havido logo quem dissesse que "olha ali limões... para o martinizinho antes de almoço é que são porreiros".

Mais uma das várias placas informativas. Estávamos em pleno Parque Natural e eram visíveis e frequentes as placas com informações e indicações sobre o vários percursos pedestres, o que se saúda com agrado.

Quem disse que não era bem assim?

Parque de merendas no cimo do monte onde ponderámos mesmo almoçar ...

Fomos esticar as pernas até á Torre de Menagem donde nos diziam desfrutar-se uma paisagem de suster a respiração... mas apenas por tempo suficiente para mostrar admiração !!!

E assim era realmente

O escriba desta crónica a descansar da subida pois
 o elevador para idosos estava avariado

Parte do grupo no miradouro, mesmo na ponta da escarpa ... (arrepio)

A ponte da EN18, de Nisa para Vila Velha de Ródão

O Leonel Grilo também foi tirar umas fotos para dizer aos amigos
 que esteve lá comigo ...

E aqui com o Márcio com a Francisca

Mais uma perspectiva, desta vez do Rio Tejo, com um caudal forte, fruto das chuvas generosas deste Inverno teimoso

... e outra ainda ...

Passarada vária nesta foto ... eheheheheh

Uma foto dum garboso motociclista que por lá andava e com quem conversámos ... tipo simpático e muito sabedor de tudo o que se lhe perguntava ... gosto de malta assim

... este grifo pousou mesmo em cima da moto do Raul ...

E esta coruja foi preciso enxotá-la de cima da CBR do Márcio para nos virmos embora ...

Era assim a estrada que nos conduziu lá acima e nos trouxe de volta "lá abaixo" ... bom piso, paisagens lindíssimas que fizeram com que parássemos várias vezes para a apreciar e tirar mais algumas fotos.

A ponte já referida da EN 18

Da ponte, é possível obter esta perspectiva do monumento natural
 Portas de Ródão

E regressámos à vila porque eram horas de almoço.

Uma "vista de olhos" no porto fluvial ...

Local bem agradável e onde era também possível "picnicar"

Tive pena de não poder visitar o Lagar de Varas, excelentemente recuperado (pelo menos, de fora, era esse o aspecto) mas estava encerrado. Numa próxima visita certamente o farei.

E fomos ao "Motorista" onde estavam encomendados os frangos de churrasco para o almoço

O Márcio a preparar o colete que só sai da arca neste dia ... eram só traças a voar de volta do pessoal !!!!!

Os preparativos para a bucha...
e já se tinham juntado ao grupo o Jorge e a esposa, Marta.

e depois do frango, a entidade patrocinadora ainda tinha uns doces para sobremesa da conhecida marca Andreia Antunes

O pessoal a dar ao bigode, que é sempre um momento de reflexão e recolhimento ...

Lá diz o ditado que, para o almoço, aparece sempre mais um ... no caso apareceram mais 3 ...

Já depois do almoço, a pausa para café de novo no "Motorista" onde estavam cerca de 30 outros motard's de várias grupos que iam igualmente para Castelo Branco

Um momento de pausa relaxante, ... café e cigarro para quem gosta... podendo ver-se, no outro lado da estrada, um belíssimo exemplar duma KLT1200, a moto mais bonita que esteve em Castelo Branco e arredores... há proprietários felizes.

Estranhamente,  o blusão do Artur encolheu a seguir ao almoço ... ou foi da humidade, ou do vento, ... alguém disse até que era do pára brisas da VFR que estava desalinhado ...

mas não devia ser disso porque a minha camisa, habitualmente larga, estava também um bocado apertada ...

Não podia ser de nada disso porque o Raul tinha o pára brisas da Varadero bem colocado e a camisola também tinha encolhido ... acho que foi por causa dos vapores da Celtejo.

Bom, era já cerca de 14:30 e decidimos que era melhor rumar a Castelo Branco o que fizemos pela N18, belíssima estrada

Ao chegar a Castelo Branco já a procissão tinha começado e, ficámos mesmo ali ... encostámos ao passeio, arrumámos o que havia a arrumar no veículo da organização e fomos a pé até ao Campo da Feira, onde se realizavam as cerimónias.

Aqui o pessoal ainda um bocado anafado do almoço ... até se vê pelas sombras mais arredondadas

E o que valeu ao Márcio foi ter comido que nem um abade... senão não se atrevia com o carrinho da filha.
Nota: ainda não tínhamos falado nisso mas a camisa do Leonel Grilo também tinha encolhido como se pode ver na foto.

Duas fotos do local e que dispensam comentários ... vários milhares de motociclistas e outros tantos curiosos para ver as cerimónias e ouvir os rateres e as aceleradelas dalguns ...

Uma interessante máquina de filmar voadora... transporta uma câmara de filmar e funcionava como um pequeno helicóptero telecomandado. Um óptimo sistema desde que nenhuma gaivota se lembre de lá pousar enquanto filma.

e que faz fotos assim como esta ...

Aqui, talvez a mais importante foto de toda a crónica: a representação do Motoclube Os Lesmas da Feteira.
Contando com os dois velhotes da esquerda, somos seis ... o Artur,o Márcio, o João Pimentel e o Raul.

Uma outra perspectiva do campo da feira, completamente cheio de motard's

Pelo que pude apreciar, a PSP de Castelo Branco tinha montado um eficaz sistema de regulação de trânsito que se manteve sempre fluido e organizado ... parabéns

Uma outra foto do campo da feira que me fez pensar se não seria melhor começar a preparar as coisas para regressar ... as nuvens ao longe estavam como o governo: a ameaçar a malta.

E reunido o Conselho Consultivo de Regressos Antecipados, foi aprovada por unanimidade a moção "Ir embora já antes que chova".

E foi o que fizemos. De regresso pelo IP 2 (sempre para evitar as confusões) até ao nó do IC8, que tomámos em direcção a casa.
Vários outros companheiros tomaram a mesma opção e a estrada foi partilhada com muitos outros motard's que tinham a mesma direcção que nós.
Viagem calma, na "casa" dos 100 - 120 kms e em que não me apercebi de comportamentos reprováveis que implicam sempre algo de negativo na imagem dos motociclistas... ainda bem.

Aproveitei ainda para tirar uma foto ao Rio Ocreza que nunca tinha visto com tanta água ...

Perto de Figueiró dos Vinhos, a chuva apareceu e até casa foi uma constante.
Já depois de Penela, uns antipáticos condutores de autocaravanas e que  conduziam em comboio, talvez pensando que estas pagam mais IUC que as motos, tinham direito a ocupar a faixa central da estrada e dificultavam a ultrapassagem sem o mínimo esforço para nos falicitar a manobra.

Para eles, o nosso "Manguito Motard"

Bem... e havia ainda muito frango para comer e decidimos que o melhor era fazê-lo em minha casa pois o tempo tinha piorado consideravelmente

e "prontos" ... havia ainda cervejas que tinham que ser consumidas porque o prazo de validade estava mesmo a expirar o que fez com que, à noite, ao deitar, estranhamente, o tecto do meu quarto não parasse sossegado ... não volto a beber "médias" ... as "mines" fizeram sempre com que o tecto ficasse no mesmo sítio bem quietinho ...

Resumindo: 316 kms duma óptima jornada motociclistica, cultural e gastronómica, em excelentes companhias com quem é sempre um prazer estar.
Obrigado por isso meus amigos.