terça-feira, 14 de maio de 2013

MOTAS, JAVALIS, MORANGOS, ENCHIDOS, ... E AZIA (2ª parte)

Dia 11-05-2013

Era sábado e dia de festa em São Pedro Velho pois realizava-se a V Feira do Vinho e do Morango.
Já lá tinha estado o ano passado e gostei tanto mas tanto... que voltei.


Já expliquei na 1ª parte da crónica que pernoitei em Vinhais com a rapaziada dos Javalis ... e mesmo os ares frescos da luminosa manhã transmontana, que entravam na propositadamente aberta viseira do capacete,  não foram suficientes para chegar ao combinado ponto de encontro com um aspecto desperto e fresco ... deve ser da porcaria dos cremes-amostra que me dão na farmácia !!!!


Depois do "frugalíssimo" pequeno-almoço com a rapaziada do TT em Vinhais, fiz-me ao caminho para Rebordelo, onde tinha ficado na hospedaria o ano passado.

O encontro com o grupo que vinha do Porto estava marcado para cerca das 11:00 nos "Enchidos Aurélio", já nosso conhecido da visita anterior, e onde fiz uma reportagem sobre o fabrico dos enchidos de forma artesanal e tradicional que mantém ... o que lhe garante o escoamento de toda a produção.





Cheguei cedo e pude conversar com o Sr. Aurélio sobre o actual estado do negócio ... e esta é a parte mais triste da crónica.
Foi-me dito que, há 1 ou 2 anos tinha 300 ou 400 porcos, todos de raça bízara para respeitar a certificação que ainda se orgulha de manter ... hoje tem apenas um efectivo de cerca de 50.
- E porquê Sr. Aurélio? - perguntei eu de microfone na mão (não... isto estou eu a inventar ...)
- Bem, sabe que com os IVA's assim não há quem aguente. Repare que este negócio assenta em cerca de 52% de IVA !!!
- Como assim?
- Nas rações 6% ... no abate 23%, na venda do produto final mais 23%. 
- ...
- Se levo 4 porcos para o matadouro, só trago 3... quase um quarto (23%) fica para o Estado. Pago 23% por quilo de porco abatido... tive que o alimentar e depois tenho que o transformar ainda em enchidos. Olhe... já tive aqui umas 10 empregadas e, agora, são apenas 4 ... não dá!!!

"Fod@-se"... foi o que me saiu da boca sem pensar sequer que era uma asneira ...





Eu aqui, nesta foto, até parece que estou a consolar o Sr. Aurélio ... 
cum catano !!!


O que valeu foi que, entretanto, o grupo chegou .. atrasado... eram já quase 12:00


Uma pequena visita para quem não conhecia ... aqui parte do fumeiro com salpicões




... e aqui uns belos exemplares de "guitarras portuguesas" ...




... e mais um "mata-bicho"... popular expressão que significa "dar ao bigode", "encher a mula", ... foi o meu segundo pequeno-almoço do dia ... nesta foto, pode ver-se o Sr. Aurélio com o termo do chá a distribuir pelos presentes.


Uma vez mais chá e torradas ... 
espero que tanta manteiga não me faça mal !!!!


Ainda puseram linguiça e alheira frita na mesa mas ... o pessoal queria mesmo era uma torradinha !!!!


Os olhos brilhantes desta malta eram causados pelas condições de fraca luminosidade na cozinha onde nos encontrávamos ... ora, toda a gente sabe que, quando há pouca luz, ocorre uma dilatação da íris que produz um curioso efeito de brilho resplandecente nos olhos ... simples não é?
Neste caso, tanto eu, como o Carlos Nadais e o Henrique, éramos perfeitos exemplares desse curioso efeito.



Aqui nesta foto, o Sr. Aurélio exibe, orgulhoso, o prémio referente ao 1º lugar que obteve no ano passado, na feira de enchidos, com o melhor exemplar dum porco de raça bízara, que nos disse pesar cerca de 350 kgs ...
Só alguns minutos depois é que me lembrei que o meu pai criava uns vitelos, e quando se transformavam em enormes bois com cerca de 400 kgs, eram abatidos ... fónix!!!!... um porco com 350 kgs?????? .... tinha que ser mesmo porco ... quem é que o conseguiria lavar com aquele tamanho?


Muito bem ... e depois de mais um pequeno-almoço, fomos até S. Pedro Velho que estava quase na hora de almoço .. e convinha não perder a embalagem.



Parámos em casa dum amigo do Octávio, o Acácio, que é o nosso "fornecedor" habitual de vinho tal como o Henrique Castro que leva sempre um garrafão da sua produção.


O Aires Pereira, a conselho da Alice, sua esposa, e que estava a gostar imenso dos pequenos-almoços apenas com "chá e torradas", procurava arranjar forma de levar um pack de 5 ltl na moto... o problema era que a mangueira de beber em andamento estava entupida !!!!



Na estrada de São Pedro Velho para Torre de D. Chama, onde iríamos almoçar, passámos por uma ponte sobre o lindíssimo Rio Tuela ... que corria, sereno, tal como nós antes dos pequenos-almoços.



E chegámos finalmente a Torre de D. Chama, após cerca de 8kms feitos com alguma pressa pois era hora de almoço e ninguém se queria atrasar...


Mais uma vez, o almoço foi preparado no forno da Padaria do Santo, onde o Sr. Mário e a esposa D. Idalina nos recebem sempre com inigualável simpatia.

E está na hora de apresentar o grupo, pois aqui as condições de luminosidade não realçam o brilho dos olhos a ninguém:



O Carlos Nadais, na sua Varadero, do Porto.



O Vitor "Barrasco" Mesquita com uma Honda Pan European que viajou do Porto.


O Vasco Santos numa lindíssima (para ir ao café) Guzzi. Do Porto.



O Abel Correia (que regressou ao Porto no final do dia) na Honda XX



O Aires Pereira e a Alice, também numa Honda XX.. e que vieram do Alentejo !!!



Armando Almeida, na sua confortável Pan verde e que veio do Porto



O João Lourenço, que viajou da Figueira da Foz, com a sua Triumph Trophy



O Henrique Castro, do Porto mas com família (mãe e umas primas "bouas" !!!) em São Pedro Velho, a segurar-se à XX .. depois daquele pequeno-almoço já eram elas que os seguravam ...





Este tipo porreiraço que já apareceu em várias fotos ... e que foi desde Coimbra a "assapar" por essas estradas acima



O Octávio Silva, principal organizador deste encontro e sempre atento a todos os pormenores para que nada falhasse ... com a sua Deauville




O Sr. Mário, proprietário da padaria a ultimar o assado com o Armando a controlar a temperatura do forno ...




E "eize-o" .. o bácoro que ia ser degustado com um tabuleiro de batatas novas assadas também no forno, com o molho do bicho ...

Ainda disse que andava a tomar uns remédios e tal, ... se me arranjavam uma postinha de peixe com legumes ... acho que nem ouviram.







Fiquei chateado por não respeitarem a minha dieta e fui preparar-me prá porrada ... comecei por mostrar as minhas tatuagens de guerra ...






Bom... acabou tudo por correr bem e ninguém se aleijou ... depois do almoço fomos até ao Café-Restaurante-Residencial ... onde estava previsto pernoitar e a boa disposição continuou a estar presente.

Nesta foto, na esplanada do "estaminé" com o Sr. Toninho, o proprietário, um fervoroso portista ... bom, mas isso agora não interessa para nada, esta é uma crónica sobre passeios de moto e não falo sobre futebol !!!!



Os meus aposentos ... à cautela e depois de conhecer um pouco mais do Vitor "Barrasco", quis ficar só num quarto ... ele acabou por ficar com o Carlos Nadais,... afinal, já são amigos há muitos anos e mais íntimos do que comigo ...



Por decisão administrativa do "Barrasco", este passou a ser o "Quarto dos Noivos" ... com o Armando e o Vasco como residentes ...


Bom... já chega de disparates e está mais que na hora de dar um tom sério a esta crónica.

Depois de instalados, fomos até São Pedro Velho, sede da freguesia com o mesmo nome, onde estava a decorrer a V Feira do Vinho e do Morango.
Já referi na crónica do ano passado que os morangos desta zona, com um microclima único na Europa, permite a produção de morangos em condições inigualáveis.
O apreço e cuidado postos nesta feira foram ao ponto de terem adiado por uma semana a sua realização. Inicialmente marcada para o fim de semana de 4 e 5 de Maio, atrasou-se uma semana pois as condições de maturação dos morangos não eram ainda as ideais.


Produtores com os seus morangos expostos



É frequente verem-se pessoas que compram uma caixa e vão distribuindo pelos seus familiares e amigos ...



No entanto, apesar de ter o morango como principal atracção, não é exclusivo ... Aqui este produtor expõe vários tipos de doces regionais 



Não poderia igualmente deixar de marcar presença o queijo transmontano, feito com o leite de cabras e ovelhas que se pastam, tranquilamente, por aquelas bonitas encostas.



E os enchidos?... já tinham ouvido falar deles nesta crónica?



Ah... e o vinho ... do bom !!!!!


Mais um produtor da região com mel e enchidos.



E para acompanhar ... o pão com as misturas de cereais de Trás-os-Montes


E era este o aspecto geral do recinto da feira


Este pessoal estava a combinar com o Sr. Acácio qual o "stand" de vinhos que iriam visitar a seguir ...
O Sr. Acácio é que nos ofereceu o vinho para almoço o que já tinha feito o ano passado.
Para além de produtor de morangos, é um afamado produtor de vinho e ganhou mesmo este ano o 1º prémio dos vinhos expostos.
O júri era composto por alguns elementos da Confraria "Dos-não-sei-quê" de Trás-os-Montes mas, pelas vestimentas, eram pessoas que percebiam do assunto.







Mais um stand com produtos regionais e artesanato



Uma outra perspectiva do largo da feira, com animação musical da responsabilidade dum conhecido locutor da Rádio de Mirandela e do não menos famoso Saul Ricardo com o seu sucesso "O bacalhau quer alho"



O pessoal, quando não comia morangos nem enchidos e não bebia,... via o espectáculo.


Uma frutinha ... para desenjoar




Mais um stand de fumeiro tradicional



E outro de vinhos ...


Nem sabia para onde me virar ...


Uma curiosa forma de apresentação de cerejas ...


E a animação musical continuava, desta vez com um grupo folclórico



Estava também presente um stand da Escola de Hotelaria e Turismo de Mirandela



Que deliciava quem os visitava com morangos e chocolate ...



O Vitor "Barrasco" interessou-se bastante por esta marca de vinhos...  como especialista lá sabe que qualidades há que valorizar e realçar nos produtos.



O Saul Ricardo  em actuação



Momento em que o Sr. Presidente da Junta tecia algumas considerações sobre o evento e agradecia a nossa presença... não tem nada que agradecer... pró ano lá estaremos de novo !!!!



O Carlos Nadais extasiado com este vinho ...


Depois da visita a este stand não mais me saiu da cabeça a cantiga "Ó Laurinda linda linda" ...




E aqui, o Henrique Castro, filho da terra, com a Alice e o Aires, o Sr. Carlos Pires, Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro velho e eu próprio... que já nem precisava de óculos para ver.




Estas fotos assinalam as obras de construção do Centro Social, uma velha aspiração das gentes daquela terra.



Representam um grande esforço por parte da Junta de Freguesia e um empenho fortíssimo do seu Presidente que nos confidenciou que conta poder inaugurar a obra dentro em pouco.

Os meus parabéns por esta realização pois julgo perceber o quanto ela é importante para toda a freguesia.



E depois fomos jantar... porque já não comíamos nem bebíamos nada há quase meia-hora !!! .. e a mesa já estava reservada para nós "motares".



Tive que colocar os óculos para oferecer ao Sr. Presidente da Junta um DVD com fotos e reportagem do ano passado ... era o mínimo que podia fazer para retribuir toda a simpatia daquela gente e deste Senhor em particular




Olhem lá pessoal... já viram estes preços?... é como diz o João Machado, um amigo meu:
"Não há vida como a do campo... quando chove não se trabalha !!!"



Nesta foto, o Presidente da Junta com o Eng.Manuel Cruz, tal como nós um "especialista" em vinhos, e que nos explicou que a região do Douro Superior dá-se ao luxo de ter vinhos tão bons ou mesmo melhores que os alentejanos pois o clima é, basicamente, igual, i.e., tal como no Alentejo, em Trás-os-Montes e especialmente naquela região, chove pouco mais de 300 mm por ano ...



E o Saul Ricardo pôde, finalmente, cumprir um sonho de criança:
 tirar uma foto com o Carlos Nadais


Bom... comida e bebida à parte, aproximava-se a hora dum importantíssimo F C Porto - S L Benfica ... e fomos até um café que o Henrique castro nos recomendou ...
Eu devia ter logo desconfiado pois sabia que ele é um fervoroso adepto do FCP mas ... deixei-me levar e acabei num sítio apinhado de portistas...
Tinha levado o cachecol do SLB na mala da mota mas esqueci-me de o tirar ... valeu-me o cachecol do Moto Clube Javalis de Vinhais que tem as mesmas cores ... bastou apenas escondê-lo um pouco por dentro do casaco e deixar à mostra o vermelho e alguns tons de amarelo para toda aquela gente me desejar 50 acidentes no regresso a casa...




Assim dobradinho junto ao pescoço engana não engana? ... e depois, se o jogo corresse mal sempre podia dizer que "Benfiquista??... eu???... não !!!!... sou dos Javalis de Vinhais !!!!"


O Vitor Mesquita, de tantas voltas dar à feira e à prova de vinhos, com umas perigosas misturas de aguardente com açúcar, não resistiu a "passar pelas brasas" enquanto o Benfica metia um golo ...



O Octávio foi apanhado com a garrafa na boca !!!!... e o Henrique à rasca com o resultado desfavorável ...



Mas depois a coisa correu mal ... o Porto ganhou por 2-1 ao Glorioso e o resto da noite não foi mais o mesmo ... nem cantigas de "Laurinda Linda Linda" me animaram ... e o que queria mesmo era ir para a residencial procurar descansar e esquecer as minhas mágoas ... a azia começava a fazer-se sentir.


No entanto, a noite não iria acabar ainda... depois de beberricar mais "qualquer coisa" na esplanada da residencial em Torre de D. Chama, subimos para os quartos com o Vitor bem desperto ... não fazia ideia que as vitórias futebolísticas tinham um efeito bem melhor que uma caixa de Guronsan's ... ele estava do pior...

E ao ameaçar que podia haver violações de benfiquistas durante a noite, achei melhor acautelar-me e salvaguardar a minha integridade física (a moral... essa, já lá vai...) colocando à porta do quarto este feroz animal... o "barrasco" podia atacar de noite !!!!



E o 2º dia de passeio por terras transmontanas acabou assim, não sem antes, de portas dos quartos abertas,  se ter prolongado a brincadeira e a conversa noite dentro ...

Fotos do João Pimentel AQUI

Fotos do Aires Pereira AQUI

Fotos do Octávio Silva AQUI





10 comentários:

  1. Tou a ver tou, agora na pré-reforma é só dar-lhe.
    Abraços do Cunha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obg pelo comentário ... mesmo sem ter a certeza de quem é "este" Cunha ... ehehehe

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obg Aires. Belas companhias que vocês são e que fazem com que a boa disposição esteja sempre "em alta".
      Abraço

      Eliminar
  3. Grande João,

    Só mesmo tu para nos presenteares com apontamentos destes, que nos deixam de agua na boca! para o ano não vais sozinho de Coimbra, ai não vais, não!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois ... se este ano pudesses não esperarias para o ano que vem... eu sei... ehehehe
      Abraço e obg pelo comentário

      Eliminar
  4. Muito interessante a crónica, estou a ver que se divertiram prodigiosamente.
    Voltem sempre e continuem a levar na bagagem esse espírito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh diabo... não sabia que era leitora... vou ter que me aprimorar na escrita... eheheheheh
      Obg pelo seu comentário.

      Eliminar
  5. quando os filhos da terra reggresao acompanhados pelos amigos. transformao s.pedro velho,noas valores que merece.viva s.pedro velho e seu povo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obg pelo comentário, com que concordo.
      Para o ano (se não for antes), se for convidado, lá estarei com imensa satisfação.

      Eliminar