segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

VISITA À QUINTA DAS BAGEIRAS

O encontro estava marcado, como de costume, para o parque de estacionamento da nossa sede fixa de Cernache que, é como quem diz, no Moleirinho... e fixa porque, como a maioria de vós sabe, temos também uma sede itinerante que, nesta semana, se encontra em Paços de Ferreira à porta do Presidente de 25 a 31 de Janeiro, o Zé Augusto.





E eram cerca das 09:30 quando a rapaziada se começou a juntar ... primeiro o Filipe e a Lena, numa Transalp que já não saía à rua desde que foi mudar o óleo há dois anos e depois os "pipis" da Quinta do Moinho, o João Machado e a Lídia que, com a desculpa da gripe, vieram de carro e quase de pijama. 

Outros "pipis" marcaram presença, o Tenente e a Alda com a mesma desculpa ... fracotes, são uns fracotes 

Motard que é motard, não tem medo da chuva... 


Veja-se o exemplo do Carlos Apóstolo que até vestiu o fato-de-chuva de "trás-prá-frente" porque assim a  chuva não tem possibilidade nenhum de entrar 

O único problema é se tem algum acidente e o pessoal do INEM lhe tenta virar a cabeça pró sítio correcto ...


Mas, uma vez mais, OS LESMAS põem o sol a brilhar mesmo nos dias mais chuvosos.

Bastou apenas esperar alguns minutos depois das combinadas 10:00 para "arrancar" sem chuva....

E os poucos kms que nos separavam da Fogueira, localidade onde se encontra a QUINTA DAS BAGEIRAS, foram percorridos em cerca de 30 minutos sem problemas.


À chegada com a rapaziada a arrumar os capacetes e casacos ...



Algumas das motas dos participantes ... mesmo assim, neste domingo pouco convidativo a andar de mota, ainda se juntaram 24 LESMAS... 

Uma vez mais, fomos recebidos pelo Sr. Mário Sérgio, proprietário e "ideológo" da QUINTA DAS BAGEIRAS.



Com a sua habitual simpatia e competência profissional, sua imagem de marca, conduziu-nos pela história da Quinta das Bageiras e do vinho que aí é produzido.

Foi, de novo, uma delícia ouvi-lo falar sobre um produto que, parecendo tão vulgar e banal, tem particularidades que a maioria de nós desconhece.




Aqui, o Narciso e o Ricardo, bem atentos à exposição do Sr. Mário Sérgio que, com perseverança e "teimosa" aposta na qualidade, tem vindo a afirmar-se no "mundo do vinho" sendo que, quando se fala em Quinta das Bageiras, de imediato, se associa à qualidade dos seus produtos.



Prova mais recente da qualidade alcançada, a atribuição do título de PRODUTOR DO ANO, pela conceituada revista Wine ... inteiramente merecido na opinião de quem apenas sabe saborear uma "boa pinga" 




E captou sempre a atenção dos presentes pelo muito que sabe sobre a "arte" de fazer bom vinho... é daquelas pessoas que não cansa ouvir pela paixão que põe no que diz e faz.


A Quinta das Bageiras é, actualmente, o continuar da actividade dos seus familiares que, de forma artesanal e sem componente científica, produziam já bons vinhos apenas com a experiência e empirismo. Essas raízes familiares do "negócio" estão bem presentes em vários exemplos o que, sem dúvida, se saúda e aplaude.




Uma outra foto de parte do grupo que, atentamente, escutava o anfitrião


E depois descemos à cave para continuar a  vista ... nesta foto, o Ricardo, a Sónia e o Zé António que não pode ser Presidente dos LESMAS prá semana porque já tem um compromisso qualquer 


A visita à cave permitiu saber mais sobre como se fazem os vinhos da Quinta das Bageiras e satisfazer algumas curiosidades de todos nós



Passámos depois a outro edifício, onde estão enormes pipos, depósitos, alambique, etc...


Uma prensa que é actualmente ainda utilizada apesar de "antiga"


Aspecto duma das salas de pipos em madeira


E as explicações prosseguiam com todos os participantes bem atentos ... 



O alambique ...

 ~

E a visita estava a terminar e a mesa com uns aperitivos estava já posta aguardando-nos ...

Mas não havia maneira... o Ilídio deve andar a querer montar alguma adega coopertiva e não havia maneira de se calar com perguntas 



Até que, depois de várias ameaças e da promessa em o Sr. Mário Sérgio o receber em consulta privada para esclarecimento de dúvidas, lá foi possível a rapaziada começar a "dar ao bigode".


Os aperitivos, servidos pelo MUGASA, restaurante para onde se iria degustar o melhor leitão de toda a Bairrada, serviram de aconchego a umas "tacinhas" de espumante bruto da Quinta das Bageiras.

E como sempre ouvi dizer que a seguir aos aperitivos é  uma refeição, deu-se a visita por terminada e estava na hora de seguirmos para o MUGASA, que dista apenas umas centenas de metros da Quinta das Bageiras



E eis-nos no restaurante nas habituais conversas de erudito nível 


Da ementa constava a cabidela de leitão e o dito cujo assado em forno de lenha ... para quem conhece, não são precisas explicações sobre como é o leitão do Mugasa acompanhado com Quinta das Bageiras.


Durante o almoço, houve oportunidade de fazer uma pequena feira têxtil, como Narciso na distribuição dos pólos LESMA.



E uma vez que o Zé António não podia ser Presidente prá semana, foi nomeado o Ilídio que assumiu as funções de imediato.


E tratadas as formalidades legais da posse do novo Presidente, era hora de sair prá estrada... o tempo, apesar de frio, estava estável e propus irmos até ao Luso ...



O Luis Braz e a Fernanda na K1600  agora já tem concorrente, o Ricardo já levou também a sua ... qualquer dia a inspecção tributária "entra" n'OS LESMAS para investigar como é que os seus membros andam sempre a passear.




E aqui o Presidente da primeira semana de Fevereiro a aproveitar enquanto o é para liderar a caravana 




O Zé Francisco e a Sílvia




O Filipe e a Lena



o Carlos Apóstolo e a Gina



o Narciso


e os "pipis João Machado, Lídia e Maria do Carmo Coimbra, que nem a dar as curvas andaram em duas rodas 


às ordens do novo Presidente, não parámos no Luso e prosseguimos para a Mata do Buçaco ... 



Onde foi possível "esticar as pernas" e dar uma olhada no actual estado de reflorestação da mata, após o temporal de há 2 anos que derrubou centenas de àrvores




ó pra elas !!! 




E um dos ícones da Mata Nacional do Buçaco .,... o lindíssimo Hotel


Sem palavras para descrever a sua beleza


E pronto .. era o dia do novo Presidente e quis levar-nos até à Cruz Alta ... não havia como dizer-lhe "NÃO"



estrada péssima, buracos e mais buracos, um pouco de alcatrão aqui, outro acolá... vou passar a semana a reapertar a parafusaria da minha LT


até que, por fim, lá chegámos à Cruz Alta




Soberbas paisagens apesar da deficiente visibilidade pelas nuvens que estavam demasiado baixas



e o final do passeio, apesar das belas paisagens, foi uma autêntica desgraça embora o Presidente tenha desculpa pois a sua nomeação de recurso foi uma surpresa e apanhou-o desprevenido não podendo, por isso, planear o percurso devidamente.



O Luis Bras era o porta-voz do descontentamento de toda a comitiva ...

Quer-me parecer que o Ilídio não vai aquecer o lugar durante muito tempo 

E para finalizar esta espécie de crónica, outras duas belíssimas fotos com que a fotógrafa oficial e membro-honorário dos LESMAS, a Teresa Miraldo, nos presenteia e surpreende.





Concluindo:

Ser LESMA é, além dum privilégio apenas ao alcance dos mais afortunados, um estado de espírito que se não define porque não se consegue ... é-se LESMA e "prontos".





,



1 comentário:

  1. Então o amigo e colega João Pimentel vem à minha terra e não diz nada ??!!!

    ResponderEliminar