quinta-feira, 18 de junho de 2015

OS LESMAS NOS PICOS DE EUROPA (III)

3º dia de passeio

Avín -> Potes -> Fuente Dé -> Bulnes -> Sotres

Olá companheiros:

O 3º dia de passeio amanheceu com claridade e luz, sem neblinas... as nuvens altas proporcionavam a frescura necessária a um passeio confortável em termos de temperatura e não ameaçavam "desabar em água" .

Quem conhece os Picos sabe que é um verdadeiro "tiro de sorte" ir lá e não apanhar chuva até às botas  , felizmente, o que não nos aconteceu.
De 4 dias de chuva prometidos, nem 1/2 dia, no total, tal aconteceu... OS LESMAS são uns bichinhos abençoados .

No entanto, quando acordávamos, dizíamos sempre: "Eh pá.... isto é que chove... estamos fdos !!!"

E o que se passava era, tão simplesmente, o ribeiro que corria mesmo ao pé dos nossos aposentos  !!!!

Depois de no dia anterior termos sido surpreendidos pela beleza da curiosidade geológica da Cuevona (nome esquisito ...  ) o 3º dia reservaria para os "virgens" nos Picos, mais umas imagens de beleza fantástica.

O destino era Fuente Dé, regressando a Potes onde almoçaríamos ... fizemos ao contrário porque, de manhã, o nevoeiro em Fuente Dé não aconselhava a visita.

e a rapaziada, às 10:00, já estava preparada... ouvia-se o 1º apito da "traineira"  e logo as conversas acabavam, as luvas e os capacetes se envergavam, ... ao 2º toque era para começar a andar

Do camping a Potes distavam cerca de 70 kms, realizados pela AS-114 até Panes, bonita localidade onde o Rio Deva se junta com o Rio Cares, que nos acompanha durante quase toda a AS-114.

Aspecto da AS-114 que começa a descer para o vale do Rio Cares.

Pela AS-114, no vale do Rio Cares, em direcção a Arena de Cabrales, dos locais mais procurados para  "senderismo".

A pequena localidade estava apinhada de autocarros com "camiñeros" que se deliciam a calcorrear aquelas montanhas.

Alguém disse mesmo que, o desfiladeiro de Bulnes (Rio Cares) é o mais visitados pelos amantes daquele "desporto" de toda a Europa.

E em cerca de 1h de viagem estávamos em Potes, depois dalguns chuviscos ao início do desfiladeiro da Hermida que impossibilitaram a obtenção de fotos

Potes, tem um toque medieval que lhe dá muito charme ...

As notícias que tínhamos do comissário d'OS LESMAS em Fuente Dé, davam conta de nevoeiro pelo que decidimos passear e almoçar por Potes pois, de tarde, as expectativas de que o nevoeiro se dissipasse eram boas...

e o almoço foi num "tasco" onde, curiosamente, tinha também almoçado numa das visitas que fiz a Potes

No entanto, um pequeno incidente nos estava reservado ... o Vitor Mesquita que tem mais de 30 bolsos nas calças e casacos, fechou a mota a cadeado e não levou chave ...

Teve que chamar um serralheiro e ficámos todos a saber que, estes cadeados super potentes e seguríssimos, se cortam em 18 segundos com uma pequena rebarbadeira a pilhas

e, na hora de partir para Fuente Dé, apareceram uns companheiros da zona da Covilhã que também por ali andavam no passeio ...

que se juntaram a nós no estacionamento que estávamos a deixar vagos ...

isto dito assim até parece normal mas não ... algumas LESMAS que andavam ás compras e não se aperceberam do 1º apito da traineira, quando olhavam para o parque e viam as motas... "não há problema... eles ainda lá estão  " era o que diziam... só que eu já estava a 5 kms dali

Ainda bem que o Filipe Oliveira, sempre atento, ficou para trás e acompanhou-os até alcançar a caravana.

A estrada de Potes a Fuente Dé é fantástica e convida mesmo aos exageros ... houve momentos em que eu próprio, que até gosto de andar nas calmas, dei mais de 70 !!!!

dizia a Fernanda à chegada, que não gosta de exagerar nas curvas ...

e o famoso teleférico de Fuente Dé ... que sobe, sobe, sobe,...

a subida no teleférico  vence um desnível de 753 metros, fazendo com que chegássemos aos 1.823 metros de altitude em pouco mais de 4 minutos... a velocidade daquelas coisas é de 10 mts/segundo o que passa totalmente despercebido aos viajantes.

e este tipo pensa que é o Leonardo di Caprio

Tal como em Cabrales, também esta montanha é percorrida por caminhantes que, ou subindo no teleférico se aventuram depois pelos caminhos da montanha que descem depois para os pontos mais baixos, ou começando lá, acabam os percursos junto ao teleférico e descem para Fuente Dé.

Trata-se dum local  agreste, duro e inóspito ... mas belo sim.

e lá fomos nós de novo... desta vez a descer

fónix !!!!... até se ficam com os "coisos" pequeninos

e depois da visita e de conversar um pouco com os "corajosos" que disseram que já lá tinham ido umas "não-sei-quantas-vezes" e, por essa única razão, não subiram no teleférico, ... decidimos que era hora de regressar pois ainda estava no programa que distribuímos, a visita ao funicular de Bulnes e, se o tempo o permitisse, a subida até Tresviso.

Os que não andam com OS LESMAS, ficam a saber que, no início de cada passeio, distribuímos uns flyer's, uns desdobráveis, ... ou material equivalente, com o mapa do percurso, informação relevante sobre os locais a visitar, nºs de emergência em caso de dificuldade, etc...

É caro ser sócio d'OS LESMAS mas.... é com outro asseio !!!

e de novo no desfiladeiro La Hermida

com uma paragem para umas "garotadas" nesta ponte

que se fartava de abanar

e como previsto, em Arenas de Cabrales, tomámos a AS-264 em direcção a Bulnes, Poncebos, Sotres.

E desfiladeiro do Rio Cares é assim para Bulnes... não admira que seja tão procurado pelos amantes das caminhadas na natureza.

Poncebos, localidade que serve de base a muitos deles e onde o rio tem umas cores tão bonitas que nem sei o nome delas ... fantástico.

Passámos, sem sequer parar, pelo funicular de Bulnes que leva os seus passageiros até Sotres, onde queríamos ir mas... de mota !!!

e esta fabulosa estrada, a CA-1, de Bulnes a Tresviso, é indescritível

Curvas, ganchos, pontes, túneis, paisagem, ... e sem portagens ou pórticos de ex-SCUT

Uma breve paragem, a seguir a Tielve, para "compor o estômago" e apreciar a paisagem.

Esta é mais uma zona dos "Picos desconhecidos" que tivemos a felicidade de ir conhecer.

Mas havia que nos fazermos à estrada... para Tresviso faltavam ainda cerca de 20 kms, queríamos parar um pouco em Sotres e... havia que regressar numa serra onde a possibilidade de se formarem neblinas de forma súbita é grande ... e as estradas não são propriamente largas e com muitas rectas...

oops... estava a dizer que não havia rectas e logo aqui havia de aparecer uma

e chegámos a Sotres tendo ainda tentado subir a Tresviso mas, o nevoeiro que já se tinha formado, desaconselhava de todo a viagem ...

decidimos ficar um pouco por ali, tomar qualquer coisa e regressar ... no dia seguinte haveria mais passeio e este dia iria terminar com mais de 200 kms em cima das motas ...

Chegámos ao camping cerca das 19:30, jantámos por ali e ... o grupo musical "D'Harpa e Dança" que ja´estava preparado, não pôde actuar por causa das queixas do barulho que um "roulotiano" fez na recepção ...

No dia seguinte... mudou-se  .

Bom, e foi assim o 3º dia nos Picos de Europa com OS LESMAS.

Todas as fotos no facebook e até amanhã.