segunda-feira, 20 de junho de 2016

PASSEIO DOS LESMAS AO ALTO ALENTEJO





No fim de semana de 18 e 19 de Junho os Lesmas foram passear pelo Alto Alentejo, mais concretamente por Marvão e Castelo de Vide, com uma "saltada" a Campo Maior para visitar o Centro de Ciência do Café.

E os madrugadores, com medo de faltarem ao passeio ...



Marina, Isabel, Francisco e Mª João e o Rui Geraldo


De Santarém, chegaram o António e Luísa Abreu, no seu "ferro" que fez suar alguns de nós por duas vezes 



Saída às 09:00 "em ponto" como os bons hábitos a que nos acostumámos determinam, a primeira paragem foi em Penela para abastecer e reunir o grupo com os que já lá nos esperavam.








Depois duma primeira paragem nas Fragas de São Simão e duma breve volta pela Aldeia de São Simão, uma das mais bonitas aldeias de xisto do concelho de Figueiró dos Vinhos, voltámos à estrada e voltámos a parar na Praia Fluvial da Aldeia de Ana de Aviz.


Estávamos a circular pela N237, uma belíssima estrada muito pouco usada desde que entrou ao serviço o IC8.

Nós agradecemos pois o piso é bom, as curvas fantásticas e as paisagens... bem, as paisagens são indescritíveis.

Durante o passeio não faltou o apoio à selecção mas, mesmo assim ...   nabos !!!


Depois de termos passado por Figueiró dos Vinhos, passámos o Zêzere na barragem da Bouçã e prosseguimos pela M534 vem direcção ao Trísio.






Não estava previsto mas, como passávamos perto, uma visita ao Centro Geodésico de Portugal fica sempre bem  e ainda tivemos, como bónus, o poder apreciar uma prova de TT que ali estava a decorrer.   




e muito embora o grupo não estivesse completo, fez-se mais uma foto para pendurar na sede 


depois de Vila de Rei, seguimos viagem por estradas tão embrenhadas naqueles montes e vales, cheios da água do Zêzere, apanhado pela albufeira de Castelo de Bode, que nem eu próprio tenho a certeza de saber já onde ficam 

Da Barragem da Pracana para Nisa foi um instantinho mas já debaixo dum calor abrasador (mais de 30º) e, assim que chegámos ao local do nosso pic-nic, foi um alívio.


Como é costume, o pic-nic é sempre um excelente momento de convívio e partilha entre todos... 








O espaço, na albufeira da Póvoa e Meadas, é muito bom e frequentado, sobretudo por caravanistas estrangeiros ... provavelmente nem é conhecido dos portugueses o que é pena pois é muito belo.





E cerca das 15:00 foi altura de nos fazermos à estrada novamente. O destino era Marvão e, mais uma vez, foi percorrido por "estradinhas" tão do agrado das GS's, das GTLS's, das PanEuropeanS's ... 

Em Marvão, tempo para visita livre à lindíssima vila muralhada e para nos refrescarmos.


Aproveitei para fazer uma visita ao núcleo medieval da vila, militarmente o mais antigo e de rara beleza.




Excelentemente bem conservado, merece a visita mais demorada para percorrer as suas muralhas e subir às suas ameias e torre de menagem.




A sua cisterna, de aproveitamento de águas pluviais, é das maiores que conheço e cuja beleza não deixa ninguém indiferente.






Nesta foto, com os meus companheiros de visita, Ilídio e Cláudia.


Perspectiva da muralha virada a Sul


 e a famosa Porta da Traição, tão comum às estruturas militares medievais 


mais uma perspectiva da paisagem que se podia observar das suas muralhas



Nesta foto, pode ver-se o núcleo habitacional fora das muralhas mais antigas

Pouco passava das 17:00 quando deixámos Marvão para nos dirigirmos a Castelo de Vide, onde iríamos pernoitar. A Selecção jogava ás 20:00 e havia já malta que estava "em pulgas" 

Assim, fomos até Castelo de Vide, não sem antes passarmos pela Capela da Sra da Penha, situada lá bem no alto, em altitude superior à da própria vila e que nos permitiu ter esta magnífica vista.


Muitíssimo bem instalados no Hotel Sol e Serra, fomos jantar ao Miguel, junto ao município onde nos serviram o jantar e pudemos assistir ao jogo ... 

mas isso agora não interessa para nada 



de manhã, ao pequeno-almoço, o ambiente era constrangedor ... não só pelo resultado da selecção mas pelo "fresco da noite" que apanhámos no bar das piscinas municipais ... ah ah atchiiiimmmm 

E lá fomos nós até Campo Maior ... pela N246, com o sol já bem quente, chegámos às 10:00 ao Centro de Ciência do Café, onde éramos aguardados para a visita.



Depois dum cafézinho para "aquecer os corações", deu-se início à visita a tão interessante espaço.


Para além doutras curiosidades e informações ligadas aquela planta tão popular e consumida mundialmente, o espaço tem um local onde são recriadas, artificialmente, as condições para a sua reprodução, nomeadamente humidade e temperatura que fazem os caféeiros crescer.



Para além de todas as informações, curiosidades, objectos, máquinas, moinhos, ... o CCC tem ainda em exposição a primeira carrinha da empresa.



Tem ainda um vasto conjunto de equipamento interactivo destinado, sobretudo, às populações escolares mais jovens para melhor compreender o "café".


... que os adultos também usam 

depois da visita, procedeu-se à degustação de várias bebidas de café... desde o popular capuccino a bebidas frias de café ... deliciosas algumas em minha opinião.




e a visita ao Centro de Ciência do Café terminou com a foto de grupo ...



Alguém disse que, como as tintas estão tão caras, se forrarmos as paredes da nossa futura sede com as nossas fotos, pouparemos bastante dinheiro ... 









Terminámos o passeio com um almoço de "se lhe tirar o chapéu".

No Forno, em Campo Maior, do nosso amigo Paulo e da Esmeralda, sua esposa, serviram-nos umas "entradas" alentejanas de queijo, pimento, ovos mexidos com farinheira, ... e depois a sopa de cação !!!! ... fantástica. 

Bem, e acabados de almoçar, era tempo de regressarmos a nossas casas. 

O António e a Luísa Abreu iriam até Santarém, o Bruno e a Ana Lúcia a Lisboa, o Zé Carlos e a Armanda a Ponte da  Barca, o Carlos Rosa e a Marina ao Porto, o João e a Lídia seguiriam para Sul, o Zé Francisco e a Sílvia para o Algarve,... cum catano, ia ficando sózinho  !!!

Se não fosse o Rui Geraldo e a Isabel vinha só para casa e todos vós sabeis como tenho medo de andar só de mota !!!!  ... nem sai da garagem !!!! 

Bom, em jeito de conclusão, posso aqui transcrever as palavras da Lídia Machado:

"Este é mais um que fica para a história dos Lesmas"

Que mais se pode acrescentar a estas palavras? ... creio que dizem tudo o que há para dizer.

Agradeço a amizade e o companheirismo de todos em mais um passeio mototurístico que estreita o relacionamento entre bons amigos.

NOTA: como habitualmente, todas as fotos disponíveis no facebook d'OS LESMAS GRUPO MOTARD

E aqui o vídeo com as fotos:





E aqui o vídeo com os clip's de vídeo:




Sem comentários:

Enviar um comentário