segunda-feira, 29 de agosto de 2016

FÉRIAS MOTOTURÍSTICAS POR ESPANHA 2016 - PARTE I

MÉRIDA

Dia 13 de Agosto, o 1º dia da nossa pequena aventura por Espanha.

Saímos um pouco (muito  ... coisas de gaja) mais tarde que o previsto e, passavam já das 10:00 quando iniciámos a viagem.




O destino era Mérida e os pouco mais de 300 kms que havíamos de fazer foram-no pelo IC8, IP2, e depois pela N371, por Campo Maior e até à fronteira na bonita cidade de Elvas que conto poder visitar (com tempo) um destes próximos dias.

Em Espanha, com a facilidade (e felicidade) das auto vias gratuitas, o trajecto óbvio foi pela A5 até Mérida onde chegámos cerca das 14:00.

Antes tínhamos comido uma "bucha" numa área de serviço onde pude mostrar os meus dotes de encantador de gansos com a ajuda duns caroços de pêra 




Esperava-nos um insuportável calor (andava pelos 40º) que fazia com que a cidade parecesse uma cidade fantasma ... quase deserta 樂



Resolvemos ficar a descansar no hotel e sair para a visitar mais tarde quando as temperaturas fossem mais amigáveis 


Nesta nossa semana por Espanha, fizémos sempre as viagens de ponto-a-ponto de manhã, dando a possibilidade de descansar após o almoço, comportando-nos como verdadeiros "españoles" fazendo a habitual siesta 

Saímos então para uma volta pela cidade, ainda com muito calor ...


Vista da muralha do Alcazaba

Para quem gosta de "pedras assentes umas em cima das outras de forma geométrica", Mérida tem muito que ver. É uma verdadeira cidade monumental e riquíssima em história que os seus monumentos ainda contam.

Fundada em 25 aC, foi durante muitos anos a capital romana da Província da Lusitânia e, pela importância que essa qualidade lhe conferia, tem muitos monumentos.





A Ponte Romana






O Aqueduto dos Milagros que transportava água para a cidade do Lago Proserpina a cerca de 5 kms.


Numa outra perspectiva mais abrangente

e até que me apareceu "isto" à frente numa das suas ruas ... logo pensei que seria bem mais agradável o passeio por Mérida naquele trem turístico que andar com a mota dum lado para o outro e ainda com bastante calor.



E assim  fizémos ... seguimos o comboio até ao seu ponto de partida, junto ao Museu, ao Anfiteatro e ao Circo Romano e daí partimos para um tour turístico pela cidade.


Uma outra ponte romana que faz parte do Caminho de Santiago da Via de la Plata.


Uma ponte ferroviária do sec XIX sobre um enorme parque verde em redor do Rio Guadiana.




Depois da volta turística, aproveitou-se o facto da entrada no museu ser gratuita até às "não-sei-quantas" horas e foi isso mesmo que fizémos.




Edifício extraordinário, quer pela sua grandiosidade e arquitectura quer pelo que contém e pela história que conta.

É impressionante o acervo de mosaicos romanos que ali existem e as gigantescas dimensões fizeram construir o museu em "volta de si" de forma a poder albergá-los.




Mesmo ao lado do museu, encontra-se o anfiteatro romano.

Construído alguns anos depois da fundação da cidade, é um monumento grandioso e que nos faz regressar ao passado das lutas de gladiadores e de feras.

A sua grandiosidade é atestada pelas suas dimensões. Para além da arena, é constituído por 3 anéis circulares que comportavam cerca de 14.000 espectadores.

Esteve soterrado durante muitos anos e só algumas décadas foi descoberto já com a sua parte superior destruída.





Construído alguns anos depois do anfiteatro, o Circo Romano era o maior monumento romano da cidade junto com o Anfiteatro. Destinava-se não a lutas mas às artes performativas.



É utilizado nos dias de hoje para eventos culturais como o que decorria nesta semana, dedicado ao flamenco.






As fotos não dão a real ideia da grandiosidade deste monumento que, outrora, tinha capacidade para albergar mais de 15.000 pessoas e era um dos expoentes do poderio e da cultura romana.











Depois da visita e duma breve actuação de improviso da minha parte, regressámos ao hotel para um curto descanso, um duche, ... e o dia acabaria na Plaza Mayor, cerca da meia-noite, com umas "cañas e unas tapas".

No dia seguinte esperavam-nos mais "outros 300" até Zahara de la Sierra. 








2 comentários:

  1. Boa noite, à coisa de dois meses que sigo o seu blog com muito interesse, gosto de ver os seus passeios de moto onde se pode conhecer o nosso país(e neste caso, Espanha), tendo também sempre uma vertente cultural. Está de parabéns.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado caro companheiro.
      Escrevo com prazer e com o intuito de divulgar alguns lugares bem bonitos por onde vou passando.
      Retribuo o abraço com amizade.

      Eliminar